Panela de pressão explode em escola municipal no Rio e deixa dois funcionários feridos; uma das vítimas foi internada em estado grave
Dois funcionários da Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, localizada em Cordovil, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ficaram feridos depois que uma panela de pressão explodiu na cozinha do colégio, nesta sexta-feira (12). Uma das vítimas do acidente foi internada em estado grave após sofrer fraturas no rosto.
Segundo a Secretaria da Educação, os dois trabalhadores foram socorridos pela direção da escola e estavam conscientes quando chegaram no Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Priscila Araújo Barbosa, de 31 anos, sofreu fraturas na face e teve a mandíbula dilacerada. Ela também perdeu dentes.
A merendeira foi submetida a uma cirurgia de 6 horas e passou por um traqueostomia, procedimento em que é realizada uma abertura na traqueia a fim de favorecer a respiração. O cozinheiro Luiz Paulo Soares do Nascimento, de 51 anos, também sofreu ferimentos, mas já recebeu alta hospitalar.
Um terceiro funcionário que estava no local na hora da explosão saiu ileso. Ao G1, o marido de Priscila, Fábio, informou que essa sexta seria o último dia de trabalho da moça antes de entrar de férias. Eles estavam com uma viagem marcada para Maragogi para celebrar 12 anos de união.
Também ao portal, a irmã da cozinheira, Talita, contou que Priscila já havia falado sobre o estado da panela de pressão da escola anteriormente. “Ela disse que essa panela era usada há 4 anos. A escola funciona, no turno da manhã, como municipal, e no turno da noite era estadual. Não era usada só pelos merendeiros da manhã, mas também merendeiros da noite. Eles afirmam que não havia fiscalização. Eles falam que os funcionários deveriam fiscalizar. Mas essa não é a função deles, que é cozinhar”, expôs ela.
Em depoimento ao UOL, ela se abriu sobre o ocorrido. "Em março de 2022, fui a um restaurante em São Paulo (SP), que estava sendo bastante comentado nas redes sociais. Chegando lá, pedi um X-burguer tradicional, que vem só pão, carne e queijo", iniciou ela.
A moça contou que começou a passar mal um dia depois da refeição. Sem conseguir andar ou ficar de pé, ela foi levada até o hospital, onde permaneceu internada por 5 dias sob o diagnóstico de intoxicação alimentar: "Foram feitos diversos exames e os médicos disseram que eu estava com intoxicação alimentar por causa do que comi. E por causa dessa intoxicação estava com infecção no estômago e no intestino".