Após vídeo de avião viralizar nas redes, identidade da mulher que gravou o momento vem à tona: quem é a advogada Eluciana Cardoso?
Publicado em 08/12/2024, às 09h29
Recentemente, um incidente a bordo de um voo ganhou destaque nas redes sociais, envolvendo a bancária Jeniffer Castro e uma criança que desejava ocupar o assento junto à janela.
A situação foi registrada e divulgada por Eluciana Íris Almeida Cardoso, de 54 anos, advogada, nutricionista clínica, produtora cultural e escritora residente em Belo Horizonte. Eluciana não é a mãe da criança envolvida, mas interveio na situação, questionando Jeniffer sobre sua falta de empatia.
Além de suas atividades profissionais, Eluciana tem histórico de participação política. Foi candidata a vereadora de Belo Horizonte pelo partido Cidadania em 2016 e disputou uma vaga como deputada estadual de Minas Gerais pelo Podemos em 2018. Durante a campanha de 2018, enfrentou uma denúncia do Ministério Público Eleitoral por suposta falsificação de assinaturas em documentos entregues à Justiça Eleitoral. Ela teria assinado em nome de familiares para comprovar gastos de campanha. Eluciana admitiu a assinatura, mas negou intenção de violar a lei. Em março de 2022, foi absolvida da acusação de falsidade ideológica.
Nas redes sociais, Eluciana compartilhava conteúdos relacionados à nutrição e bem-estar. Contudo, após a repercussão do vídeo no avião, desativou suas contas devido a ameaças recebidas.
Em junho de 2023, Eluciana foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais por suas contribuições à cultura: “relevante contribuição na cultura nacional e na promoção de ações que visam propagar a literatura, a diversidade e a inclusão social, em apoio ao Institut Cultive Suisse Brésil”.
O episódio no voo gerou debates sobre empatia e e exposição desnecessária, destacando a atuação de Eluciana na defesa de terceiros. No entanto, a exposição de Jeniffer Castro , agora conhecica como "diva do avião" suscitou discussões sobre os limites da intervenção e da exposição pública em situações de conflito.
Leia na íntegra:Você cederia seu lugar na janela do avião? Entenda a polêmica e opine!