Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Deu briga!

Atriz deixou novela da Globo de surpresa há 29 anos após treta: 'Ficou furiosa'

Desentendimento entre diretor geral e atriz foi motivo para morte surpresa de personagem em novela da Globo

Maitê Proença e Miguel Falabella viviam casal mau-caráter em Cara ou Coroa - Reprodução/Globo
Maitê Proença e Miguel Falabella viviam casal mau-caráter em Cara ou Coroa - Reprodução/Globo

Em 24 de julho de 1995, a rede Globo lançava Cara & Coroa como a sua 52ª novela das sete, trama escrita por Antônio Calmon e protagonizada por Christiane Torloni, que vivia as gêmeas Fernanda e Vivi. Apesar de ser uma novela bem dirigida, Cara & Coroa teve um episódio que gerou burburinho na imprensa: a saída súbita de MaitêProençada trama após brigas com o diretor-geral.

A atriz interpretava Heloísa, vilã de Cara & Coroa, mas sua centralidade na história não impediu WolfMaya, diretor-geral da obra, de realizar uma retaliação pelas constantes divergências de opinião da atriz sobre a direção. O destino de Maitê Proença foi ter a personagem jogada de um penhasco e ser expulsa da trama.

capa contigo!
Destino de Heloísa virou assunto do momento - Contigo!

Personagens sofrendo destinos cruéis por conta de intérpretes vistos pelos diretores como complicados não é incomum, mas no caso de Cara & Coroa, o que marcou foi o fato de que Maitê Proença se quer sabia que seria desligada da trama. MiguelFalabella, que vivia o mau-caráter Mauro e era par de Heloísa, revelou em uma entrevista para Memória Globo que a atriz foi pega de surpresa ao ler o roteiro dos próximos capítulos: "Um dia, Maitê Proença me ligou e perguntou se eu já tinha lido o bloco [de capítulos] novo. Eu respondi que não e ela falou: ‘O capítulo 49 termina numa cena em que aparecemos eu, você e a Christiane Torloni no alto de um penhasco. A Christiane é a protagonista, você é o antagonista. Eu acho que vou cair desse penhasco.’ Não deu outra. Ela ficou furiosa, com toda razão, porque não tinha sido avisada de que sairia da novela. Para mim, a saída da Maitê foi frustrante, porque ela interpretava a minha mulher, e eu fiquei sem rumo na novela.”

A morte súbita de Heloísa deu à Cara & Coroa um novo mistério. Na trama, a personagem havia marcado um encontro no despenhadeiro com Fernanda, com o objetivo de matá-la. Mauro, desejando mudar a ideia da esposa, foi até o local, mas a discussão entre os dois termina com a mulher empurrada do penhasco.

Além de tomar as manchetes pela treta interna, a novela quase foi cenário de uma tragédia: durante as gravações da morte da personagem, a dublê de Maitê, Deca Moraes, sem querer, caiu no mar. Apesar de sofrer algumas escoriações, ela se recuperou em poucas semanas.

A novela também marcou por utilizar recursos tecnológicos em sua produção: como Cara & Coroa tinha o enredo baseado nas sócias Fernanda e Vivi, em alguns momentos da novela as personagens se encontravam. Para essas cenas, o recurso utilizado foi a técnica de chromakey e memory-head, que consistia no registro dos movimentos da câmera que seriam repetidos.