Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Em 2012

Globo enfrentou críticas com novela recheada de memes há 12 anos: 'Bonde do recalque'

Novela da Globo sofreu por ser substituta de grande sucesso que parou o Brasil e apresentar elementos que não se conectavam com o público da época

Dira Paes e Nanda Costa eram mãe e filha em Salve Jorge - Reprodução/Globo
Dira Paes e Nanda Costa eram mãe e filha em Salve Jorge - Reprodução/Globo

Em 22 de outubro de 2012, há 12 anos, Glória Perezvoltava ao horário nobre da Globo com a novela Salve Jorge, que sucedeu o sucesso Avenida Brasil, deJoão Emanuel Carneiro, na faixa das nove. A trama de Perez trazia a mesma receita de O Clone, aclamada pela audiência em 2002, mas enfrentou críticas variadas, inclusive por ser recheada de memes e bordões: "Bonde do recalque", disse a autora sobre as críticas.

Prejudicada por diversos fatores

Segundo o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, um dos principais motivos para a baixa audiência de Salve Jorge — que na época registrou média de 34 pontos, até então a menor para um horário que vinha de números como 35 em Passione, 36 em Insensato Coração e 39 em Fina Estampa e Avenida Brasil —, foi justamente o carinho do público com a novela anterior, Avenida Brasil.

Acostumados com um ritmo frenético e uma estética suburbana pelo sucesso que parou o Brasil, os telespectadores esperavam encontrar em Salve Jorge uma trama que fosse nos moldes de Avenida Brasil, mas receberam uma proposta semelhante a O Clone, outra novela de Glória Perez que levantou a audiência em 2002.

Mesmo seguindo a fórmula do sucesso, a autora não conseguiu um bom Ibope. Muito porque, como aponta Xavier, os bordões estrangeiros, os memes e as danças que mergulhavam o público em uma nova cultura não se conectavam mais com os noveleiros.

Glória Peres e as críticas

Apesar de uma longa trajetória na Globo, Glória Perez não recebeu bem as críticas à sua novela. Os comentários vinham da internet e a autora não ficou calada: na verdade, a dramaturga chegou a dar um apelido e rebater grupos que davam opiniões negativas sobre Salve Jorge.

Na época, ela chamava os críticos de "bonde do recalque" e, inclusive, afirmava que os usuários das redes estavam recebendo para falar mal da novela. Antes de Salve Jorge estrear, houve uma campanha de grupos evangélicos contra o folhetim, que acusavam a autora de apologia a religiões afro-brasileiras, mas nunca foi comprovada relação entre o movimento evangélico e os perfis nas redes.

Mesmo com as críticas da época, Salve Jorge é lembrada hoje como uma novela que marcou o público: Seja pelas vilãs, memes — como o da personagem Lucimar(Dira Paes) gritando "Morena" —, a música de abertura ou os lindos cenários da Capadócia.

Leia também: Glória Perez fica na mira de demissão após fracasso de 'Travessia'