Trama da Globo que teria tentativa de suicídio protagonizada por personagem adolescente já está disponível no Globoplay
Publicado em 13/01/2025, às 09h23 - Atualizado às 09h27
Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, Perigosas Peruaschega ao catálogo do Globoplay. A trama que substituiu Vamp e ocupou o horário das sete da Globo teria uma tentativa de suicídio protagonizada por personagem adolescente, mas a emissora fez algumas modificações no enredo e impediu a cena de ir ao ar. Saiba mais sobre a obra disponibilizada hoje na plataforma de streaming.
Nos primeiros meses, Perigosas Peruas enfrentou alguns problemas para manter um bom desempenho por concorrer com o programa jornalístico Aqui Agora, do SBT. Em um trecho do livro Autores, Histórias da Teledramaturgia, resgatado pelo jornalista NilsonXavier, do Teledramaturgia, Carlos Lombardi, autor da novela, destacou como foi desafiador competir com "programas sensacionalistas que exploravam tragédias e crimes".
"Foi uma das primeiras vezes em que vimos como era difícil concorrer com esse tipo de programa apelativo, que explora o crime, a tragédia e outras coisas inacreditáveis. Mas a direção da Globo foi calma o suficiente para lidar com isso e, no segundo mês de exibição, a novela pegou", comentou em entrevista para o livro.
A emissora contou com ajustes estratégicos para recuperar a audiência, incluindo duas mudanças que impactaram a narrativa: a retirada da cena de tentativa de suicídio da personagem Tuca (Natália Lage), de 13 anos, e a decisão de preservar o personagem Belo (Mário Gomes), que originalmente morreria no capítulo 100. A mudança, segundo Xavier, ocorreu devido à alta popularidade de Belo entre os telespectadores.
Apesar das cenas pesadas que entrariam na novela, Xavier destaca que Perigosas Peruas teve traços de uma comédia irreverente, conduzida por Lombardi com o mesmo estilo de seu trabalho anterior da época, Bebê a Bordo.
O especialista em TV observa que, assim como em seu último texto, o dramaturgo escolheu brincar com as imagens dos atores e colocar ícones em papéis que destoavam do que o público relacionava a eles: em Perigosas Peruas, por exemplo,Vera Fischer, símbolo de beleza desde a décade de 1970, se transformou em uma dona de casa comum.
Lauro César Muniz, creditado como supervisor de texto, teve uma participação discreta devido a questões pessoais e pela experiência prévia do autor com novelas. De acordo com o Teledramaturgia, a supervisão sobre Lombardi, já consolidado como autor, causou estranhamento e gerou rumores nos bastidores da emissora.
O sucesso da novela também se deve ao elenco marcante: além do trio principal formado por Vera Fischer (Cidinha), Silvia Pfeifer (Leda) e Mário Gomes (Belo), destacaram-se as atuações de Natália Lage (Tuca), Tato Gabus Mendes (Paulinho Pamonha), Nair Bello (Gema) e o casal interpretado por Rômulo Arantes e Bianca Byngton (Teio e Teia).
Leia também: Novela derrubou o ibope da Globo com computador-robô e Grazi Massafera lutadora há 15 anos