Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Foi febre

Há 17 anos, Record estreava saga de dois anos que mesclou novela e ficção científica

Com trama e efeitos hoje considerados datados, Record fez história com inovação e ousadia ao retratar superpoderes na TV aberta

Bianca Rinaldi viveu papel dupla na saga Os Mutantes - Reprodução/Record
Bianca Rinaldi viveu papel dupla na saga Os Mutantes - Reprodução/Record

Em 28 de agosto de 2007, a primeira fase da saga Os Mutantes estreava na Record. Escrita por Tiago Santiago, a obra controversa fez sucesso com o público e se estendeu para uma trilogia de dois anos que marcou a história da TV brasileira ao mesclar novela e ficção científica.

A obra ficou conhecida como Trilogia Os Mutantes: a primeira fase tinha o subtítulo de Caminhos do Coração e a terceira, chamada de Promessas de Amor, foi lançada como uma nova novela. A ideia inicial do autor era unir referências de filmes clássicos com o enredo romântico, mas o sucesso dos personagens com superpoderes fez a trama se centrar nessa questão.

De acordo com o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a primeira fase de Os Mutantes bateu de frente com a audiência da Globo em alguns momentos, um feito histórico para a Record. No capítulo do dia 06/02/2008 (uma quarta-feira), a novela venceu o índice de audiência da Globo na Grande São Paulo do começo ao fim da exibição, e essa foi a primeira vez que a Record derrotou a maior emissora do país com um folhetim.

Outro momento histórico, como relata Xavier, foi a mudança do horário de exibição do último capítulo da fase Caminhos do Coração, até então exibida às 22 horas: em uma estratégia de marketing, a Record antecipou a novela para as 20h40, o que fez a exibição coincidir com a estreia da novela A Favorita na Globo.

A artimanha foi um sucesso e o último capítulo marcou média de 23 pontos no Ibope da Grande São Paulo, além de dar à emissora rival a pior audiência de uma estreia de novela no horário nobre da época.

Depois da boa recepção do público, Tiago Santiago escreveu a segunda fase de Os Mutantes, que continuou com os mesmos protogonistas, o casal Marcelo (LeonardoVieira) e Maria (BiancaRinaldi), mas teve mudança em outros núcleos de personagens. 

A participação do casal de mocinhos chegou ao fim nessa fase e o autor optou por lançar Promessas de Amor com novos protagonistas, ainda que utilizando alguns mutantes presentes nas obras anteriores como coadjuvantes.

Apesar do sucesso da primeira fase e do bom começo da segunda, a audiência começou a cair e, mesmo com os esforços do autor para fazer Promessas de Amor ser um sucesso, os telespectadores já não se prediam a trama dos mutantes e a novela chegou ao fim em 2009.

Hoje, a novela é relembrada pelos efeitos especiais, falas toscas dos personagens e cenas ruins, mas ainda é considerada um grande marco na teledramaturgia brasileira.