Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Fracasso

Há 42 anos, Band estreou novela espírita que durou menos de um mês no ar

Obra da Band era adaptação de sucesso literário escrito por Chico Xavier e foi retirada da grade da emissora de surpresa

Romance do médium Chico Xavier inspirou novela - Reprodução
Romance do médium Chico Xavier inspirou novela - Reprodução

Em 30 de agosto de 1982, a TV Bandeirantes, apelidada de Band, estreava Renúncia, uma adaptação de romance de sucesso do médium Chico Xavier. A novela espírita, que se passava no ano de 1662, era dirigida e adaptada por GeraldoVietri e durou menos de um mês na grade da emissora.

Na época da estreia da obra, Vietri declarou, em entrevista a AlbertoBeutenmüller, que estava empolgado com a novela: “Estou apostando tudo nessa novela, que desde 1979 tento levar ao ar. Tenho certeza de seu sucesso. A Bandeirantes investiu muito: é uma das suas produções mais bem cuidadas do ponto de vista de guarda-roupa e cenários”.

A emissora também esperava que a trama fizesse grande sucesso e a consagrasse como segunda maior emissora do Brasil com a queda da pioneira da televisão brasileira, a TV Tupi. Entretanto, Renúncia ficou no ar por pouco mais de duas semanas e foi retirada da grade subitamente, sem qualquer explicação ao público ou à equipe de produção.

De acordo com o jornalista NilsonXavier, do site Teledramaturgia, a mudança partiu da Band por conta do remanejamento da programação com a entrada do horário gratuito para partidos políticos. O cancelamento da novela resultou em um grande prejuízo para a emissora, que já se mostrava insatisfeita com a baixa audiência dos primeiros capítulos.

A trama de Vietri tinha um elenco com nomes conhecidos que se consagraram na teledramaturgia brasileira, como FúlvioStefanini, BertaZemel, GéorgiaGomide, LauraCardoso, YaraLins, EliasGleizer e SerafimGonzalez, mas ficou marcada na história como parte da lista de novelas interrompidas abruptamente, como Somos Todos Irmãos, da Record (1965), Como Salvar Meu Casamento e Drácula, ambas da Tupi (1980), e Brida, da Manchete (1998).

Com o fiasco da adaptação, a Band passou um tempo sem investir em novelas, retornando apenas com a estreia de Sabor de Mel, de Jorge Andrade, em abril de 1983. Inicialmente, a volta foi positiva e obra de Andrade chegou a marcar quase 20 pontos, mas despencou e marcou menos de um no final.