Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / FEZ AS PAZES

Henrique Barreira, de Família é Tudo, rejeitava título de galã: 'Tinha preconceito'

Em entrevista à Contigo!, o ator Henrique Barreira analisa sua trajetória na Globo e dá sua opinião sobre título de galã

Arthur Pazin e Felipe França
por Arthur Pazin e Felipe França
[email protected]

Publicado em 15/08/2024, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Henrique Barreira interpreta Murilo em 'Família é Tudo' e recebeu título de galã por parte do público - Globo/Manoella Mello
Henrique Barreira interpreta Murilo em 'Família é Tudo' e recebeu título de galã por parte do público - Globo/Manoella Mello

Henrique Barreira é um dos destaques de Família é Tudo, novela das sete da TV Globo, onde interpreta Murilo, o personagem caiu no gosto do público e acabou cativando os telespectadores. Em entrevista à Contigo!, o ator confessa que rejeitava título e galã e revela como lidava com esse posto: "Tinha preconceito". 

Só na Globo, essa já é a segunda novela de Henrique Barreira, onde dá vida a personagens 'queridinhos pelo público'. O ator menciona que vem recebendo comentários positivos sobre sua atuação, e é tido sim, por algumas pessoas, como galã da novela de Daniel Ortiz

"Esse termo, eu lembro muito de uma situação que eu gosto de contar. Quando o Tarcísio Meira morreu, a minha avó, que era muito fã dele, falou: 'Meu Deus, morreu o maior galã que eu já vi'. E eu antes tinha um preconceito muito grande com esse termo, eu achava que era pejorativo, porque meio que diminua o trabalho do ator por ele ser bonito, talvez por isso ele esteja ganhando esse espaço", confessa.  

Depois dessa conversa com sua avó, Henrique Barreira revela que começou a ver o título de galã com bons olhos, porque até então, ele acreditava que o termo rebaixava sua atuação e focava apenas em sua beleza. 

"Quando eu conversei sobre isso com a minha avó, [pensei] o Tarcísio Meira é um talento, lindo e ganhou essa figura de protagonismo, mocinho e vilão. E eu mudei um pouco a minha cabeça, porque o galã pode ocupar esse lugar, mas para você se estabelecer e viver essa profissão, de uma forma honesta, fazer um trabalho que diga algo, você precisa ter algo além da sua estética", avalia. 

"Um ator pode ocupar esse posto de galã porque ele também é um bom ator e as pessoas acham ele bonito, eu comecei a aceitar mais esse termo. Eu fiz as pazes com esse termo. Quando as pessoas me chamam de galã,  eu não fico achando que estão me reduzindo a uma carinho bonita, porque eu sei que não é isso", complementa.  

PRECISA CATIVAR AS PESSOAS

Em Família é Tudo, Murilo é tido como um dos mocinho da trama e Henrique compartilha que não é um papel fácil de interpretar. O ator ainda relembra um conselho que recebeu de Emilio Dantas, na época que os dois integravam o elenco de Vai na Fé.

"Eu lembro que o Emilio me falou que achava o mocinho da novela uma missão muito difícil de fazer. Você precisa fazer com que as pessoas, além de criar uma empatia, acreditem que aquela jornada é cativante, não pode ficar chato, meloso. O mocinho é sempre o último a saber, ele vai tentando descobrir e nessa eterna tentativa, você precisa ter o público com você", declara. 

Mesmo não sendo o protagonista da história, Murilo acabou cativando o público. O ator compartilha que esse é um personagem desafiador, mas está sendo uma ótima oportunidade para mostrar seu lado mais humano com essa trama. Henrique confessa que se inspirou em algumas comédias românticas para encarnar o mocinho de Família é Tudo.

"Eu nem sou o protagonista, é um coadjuvante que eu amo fazer, mas ele ganhou uma força dele com público porque eu tive que emprestar uma sensibilidade e doçura do Henrique que em todos os outros papéis que eu fiz, não consegui colocar em prática. Eu sempre fiz personagens com caráter duvidosos, não são vilãos, mas não tinham esse lado doce. Eu tive até que fazer as pazes com as comédias românticas", finaliza. 

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE HENRIQUE BARREIRA: