Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / REPRESENTATIVIDADE

Novelas da Globo provam que não existe intolerância religiosa na emissora

TV Globo destaca espiritualidade em novelas 'Alma Gêmea' e 'Renascer' e promove inclusão religiosa

Alma Gêmea será exibida no Vale a Pena Ver de Novo - Divulgação/TV Globo
Alma Gêmea será exibida no Vale a Pena Ver de Novo - Divulgação/TV Globo

A TV Globo já divulgou que a reprise de Alma Gêmea, será a próxima novela que vai ao ar no Vale a Pena Ver de Novo. A trama, como o próprio nome sugere, retrata o amor com uma visão espiritualista. Com isso, o canal está se propondo em abordar a diversidade religiosa brasileira? Saiba mais.

Muito foi noticiado na mídia que existia uma ordem da direção de teledramaturgia da emissora para evitar tramas religiosas fora do eixo evangélico. Não é o que parece! Além da reprise de Alma Gêmea, que aborda sobre o amor através de uma visão do espiritismo, e Renascerque exalta as religiões de matrizes africanas.

No final do ano passado, surgiram rumores de que o diretor da Globo, Amauri Soares, realizou uma reunião com autores da casa pedindo para evitar retratações de religiões nas tramas. De acordo com os boatos, nessa mesma reunião, Soares argumentou que a maioria da população brasileira é adepta ao cristianismo. 

ALÉM DESSA VIDA

Alma Gêmea, novela que vai substituir Paraíso Tropical retorna no dia 29 de abril para a TV Globo. Essa já é a segunda reexibição. Exibida originalmente entre junho de 2005 e março de 2006, a trama fala sobre reencarnação e conta a história de amor de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis), que atravessa vidas.

A história narra esse amor eterno de um homem e uma mulher tragicamente separados e que, cerca de 20 anos depois, voltam a se encontrar quando ela reencarna em um novo corpo. A protagonista decide deixar a aldeia para ir atrás de seus sonhos. Seu caminho se cruza com o de Rafael, que passa a acreditar que a mocinha é a reencarnação de Luna. Mas a invejosa Cristina (Flávia Alessandra) fará de tudo para impedir que o casal fique junto.

VEIO DE MADAGASCAR

O remake de Renascer, atual novela da faixa das nove, apresenta uma história carregada de representatividade com relação a cultura do povo brasileiro. Com isso, não poderia ficar de fora abordar sobre religiões de matrizes africanas na novela. 

Na história de Bruno Luperi, a personagem Inácia (Edvana Carvalho) é adepta do Candomblé e mãe de santo. Já foram ao ar algumas cenas dela proferindo sua fé e utilizando de seu dom para amenizar o sofrimento de outros personagens, em uma delas, ela fez uma simpatia com pinga e mel para que seus orixás destravassem a verdade por trás do surgimento de Damião (Xamã).

No início da novela, Inácia também teve uma cena muito importante onde realizou um ritual de limpezas espirituais em José Inocêncio (Humberto Carrão).Além da personagem, a novela também apresenta outras referências ao Candomblé, um desses exemplos é com relação a música Veio de Madagasgar, abertura da novela.

Cantada por Luedji Luna e Xênia França, ela faz referências aos Orixás da religião como Iemanjá, a menção vem pelo fato dela ser a Deusa do Mar nas religiões afro-brasileiras. Ela é uma celebração da riqueza cultura brasileira.