Principal mistério de 'Paraíso Tropical', previsto para ir ao ar no dia 10 de maio, releva que o assassino de Taís era um aliado
A reprise de Paraíso Tropicalexibida no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, está chegando ao fim e com ela a resposta de quem matou Taís (Alessandra Negrini), mistério que intrigou os telespectadores durante a primeira exibição em 2007, já que a vilã colecionava inimigos.
Na reta final da novela, a gêmea má foi morta após a descoberta de que Paula (Alessandra Negrini), a gêmea boa, estava viva e havia sido substituída pela irmã. Taís, que fugiu ao receber ordem de prisão, se envolveu em mais confusão ao procurar Antenor (Tony Ramos), para ameaçar contar para Paula e Daniel (Fábio Assunção) que o magnata havia se juntado a ela para separar o casal.
Antenor cedeu às chantagens de Taís, mas antes mesmo de cumprir com a sua parte no acordo e transferir o dinheiro que a vilã exigiu, ela foi encontrada morta na cozinha de Daniel. No meio de tantos prováveis inimigos, a trama revela no último capítulo, previsto para o dia 10 de maio, que o verdadeiro assassino era o vilão Olavo (Wagner Moura), que já tinha sido um aliado de Taís.
Olavo matou Taís após ser chantageado por ela, que descobriu que o vilão planejava assassinar todos os possíveis herdeiros de Antenor, para ficar com toda a herança. No último capítulo, Olavo pede ajuda de Taís para matar Marion (Vera Holtz) e Antenor, e oferece à vilã 30% da herança do executivo, então Taís tenta subir o seu valor e Olavo finge aceitar.
No entanto, durante a conversa Olavo serviu uma bebida batizada à Tais, que começa a perder a consciência. O assassino então, a leva até a cozinha e deixa o gás do fogão ligado, causando o óbito da vilã. O final de Olavo também será trágico, pois o vilão entrará em uma briga mortal com Ivan (Bruno Gagliasso).
A partir do dia 29 de maio, a trama irá dividir o horário com a sua sucessora, Alma Gêmea, originalmente exibida em 2005 pela TV Globo, e reprisada em 2009 no Vale a Pena Ver de Novo e em 2022 no Canal Viva.