O exame de DNA para descobrir se o filho de Teca é realmente herdeiro de José Venâncio vai causar uma reviravolta em Renascer
Depois que José Inocêncio (Marcos Palmeira) descobrir que Buba (Gabriela Medeiros) é transexual, a desconfiança sobre a gravidez de Teca (Lívia Silva) vai aumentar em Renascer. O produtor de cacau faz questão que um exame de DNA seja realizado.
O exame comprova que o bebê realmente não é de José Venâncio (Rodrigo Simas), para a alegria de Eliana (Sophie Charlotte). Contudo, será comprovado que a adolescente grávida possui algum tipo de grau de parentesco com a família.
Teca na verdade é neta da irmã de Maria Santa (Duda Santos). Uma confusão no passado fez com que a família ficasse separada, mas depois do DNA será Rachid (Almir Sater) que matará a charada, já que no passado o libanês teve um romance com a irmã de Maria, que já estava grávida. O herdeiro que a mulher teve no caso é o pai de Teca.
Se a novela terminar como a primeira versão, escrita em 1993 por Benedito Ruy Barbosa, Teca vai ficar com o seu bebê e construirá uma linda família ao lado de Buba e José Augusto (Renan Monteiro), que resolvem assumir o que sentem e formam um casal.
Eliana, que quer tanto parte das terras do finado Venâncio, vai enriquecer de outra forma. A morena seduz Egídio (Vladimir Brichta), que inclusive aceitar se casar com ela após se separar de Dona Patroa (Camila Morgado). O final do coronel é trágico.
Mariana (Theresa Fonsca) cria uma emboscada e faz o malvado ser morto. A morena se cansa das confusões que o canalha faz com o seu marido e decide dar um basta. Isso faz com que Eliana se torne uma rica viúva e que ainda fica grávida de Damião (Xamã).
No último capítulo, Inocêncio morre perto do pé de jequitibá onde fincou o facão no começo da história. João Pedro (Juan Paiva) tira o objeto da árvore e faz o pai, que já estava bem debilitado, falecer.