Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / DESAFIO GRANDE

Vale Tudo atualmente? Globo encara desafio para trazer Odete Roitman para os dias de hoje

Como a crítica social feita por Odete Roitman na 'Vale Tudo' original poderia ser interpretada nos dias de hoje?

Felipe França
por Felipe França
[email protected]

Publicado em 08/05/2024, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Odete Roitman é uma personagem atual? - Divulgação/TV Globo
Odete Roitman é uma personagem atual? - Divulgação/TV Globo

Nos bastidores da TV Globo, a informação é que o remake de Vale Tudo está caminhando e com tudo encaminhado para acontecer. Reprisar uma novela não é uma tarefa fácil, ainda mais quando estamos falando de um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira. A nova versão de Vale Tudo tem outro desafio: adaptar o enredo de Odete Roitman para os dias de hoje. 

Na versão original, o papel foi interpretado e eternizado por Beatriz Segall (1926-2018). Sendo vista por muitos como uma das maiores vilãs que o país já viu. Odete foi um sucesso na década de 1980, mas ela pode não ser vista com bons olhos atualmente. Isso porque ela representava uma crítica a sociedade brasileira da época. Ela tinha falas extremamente preconceituosas e elitistas, que, atualmente, precisam ser revistas. 

NÃO QUERO OUVIR PORTUGUÊS

Ao longo da trama, Odete nunca escondeu seu desprezo pelo Brasil. Ela morava na Europa e só retornava ao sul global para resolver pendências familiares. Tem uma cena muito famosa da personagem onde ela critica o povo brasileiro e comenta: 

"Você reserva pra mim um desses hotéis limpinhos que tem aí? De preferência um que não tenha um bando de mendigos na porta tentando agarrar a gente. Avisa também na recepção do hotel que eu detesto ver um monte de brasileiros de outros estados na porta do meu apartamento falando português. Quanto menos eu ouvi falar português, melhor".

Nessa cena, Odete representa uma elite do país que se sentia superior aos demais que estavam ascendendo socialmente, naquela época. Não é por acaso que, a personagem tinha tanto orgulho de ostentar o sobrenome Roitman, que é raro aqui no Brasil.

Com isso, de uma maneira sútil, o autor demonstra que Odete se acha superior aos demais brasileiros porque ela vem de uma origem quatrocentona, ou seja, não é só ela que é rica, toda sua família por diversas gerações ocupou esse lugar de elite no país. 

Essa forma de crítica era muito bem aceita no final da década de 1980, onde o país tinha outras prioridades após a redemocratização. E outras novelas também abordavam sobre isso, como Brega & Chique, Rainha da Sucata. Esse debate de "novos ricos" estava em alta nesse período no Brasil. 

Hoje em dia, diversas falas de Odete seriam extremamente 'canceladas' nas redes sociais. No remake, é evidente, que a personagem precisa ser adaptada, mas esse será um trabalho difícil, para Odete Roitman não perder sua essência de vilã cruel e desprezível. 

QUEM SERÁ A NOVA ODETE ROITMAN?

No final de 1989, uma pergunta parou o Brasil: Quem matou Odete Roitman? Só que agora, em 2024, a pergunta é outra: Quem será Odete Roitman? 

De acordo com informações divulgadas pela Coluna Play, do Jornal O Globo, a atriz Natália do Vale (71) está cotada para interpretar Odete Roitman. Ela dispensa apresentações, é uma veterana da TV e tem uma carreira consolidada ao longo de mais de quatro décadas. A atriz já interpretou grandes vilãs como Andreia Souza e Silva na novela Cambalacho (1986). 

VALE TUDO ATUALMENTE?

Vale Tudo foi originalmente escrita por Aguinaldo Silva em parceria com Gilberto Braga e Leonor Bassères. A informação que se tem é que o remake será escrito por Manuela Dias. Ela ficará no lugar de Mania de Você, novela que vai substituir Renascer. O retorno do clássico da teledramaturgia brasileira é para comemorar os 60 anos da emissora.