Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Band confirma Fórmula 1 em sua programação e faz Globo 'pagar mico' nacional

Após exibir carro da Fórmula 1 e dar a entender que seria responsável por transmissão, Globo "paga mico" nacional. Band confirma evento em sua grade

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 21/10/2024, às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Globo "paga mico" nacional após Band confirmar Fórmula 1 em sua programação - Reprodução/Twitter
Globo "paga mico" nacional após Band confirmar Fórmula 1 em sua programação - Reprodução/Twitter

Em meio às polêmicas envolvendo uma possível transmissão da Fórmula 1 na Globo em 2025, a Band emitiu um comunicado confirmando que a emissora da família Saad continua sendo responsável pela exibição do campeonato de automobilismo. Na semana passada, a rede da família Marinho colocou um carro de corrida no palco do Upfront, dando a entender que iria exibir o evento no ano que vem, mas acaba de tomar um banho de água fria com a confirmação de que a concorrente não abriu mão dos direitos.

E foi justamente o pré-anúncio no Upfront, realizado no dia 16 de outubro, que fez com que a Globo "pagasse mico" nacional em frente aos anunciantes. A emissora de fato não confirmou que seria responsável pela transmissão do campeonato, mas chamou a atenção ao exibir um carro de Fórmula 1 no palco e incluiu no telão a pergunta "será?". Em comunicado à imprensa, a Band colocou fim às especulações e confirmou que será responsável por transmitir o evento em 2024 e 2025.

"A Band comunica que a transmissão da Fórmula 1 continuará sendo feita por ela até o fim de 2024 e durante todo o ano de 2025, conforme contrato vigente. Após conversas com a Liberty Media, detentora dos direitos do mundial, não se chegou a um consenso em relação ao distrato e a emissora optou pelo cumprimento do contrato", informou.

Ou seja, a Band também confirmou que chegou a conversar sobre o possível distrato com a Liberty Media. Se a emissora e a dona dos direitos de transmissão tivessem entrado em um acordo, a Globo teria a chance de reaver a Fórmula 1 em sua programação após 4 anos de jejum.

Mesmo assim, a emissora da família Marinho já havia se programado para a retomada do campeonato após um hiato de quatro anos. Além de um investimento pesado na divulgação da Fórmula 1, a empresa ainda contratou uma equipe de jornalistas para se dedicar à cobertura do evento. Com a exibição do carro no Upfront, a assessoria de imprensa do canal emitiu uma nota confirmando que estava em negociação com a Liberty Media.

"Sobre o Upfront, não houve um anúncio. Há algumas semanas o assunto de que a Fórmula 1 voltaria pra Globo ganhou força no mercado e, durante o evento, brincamos com essa expectativa exibindo um 'Será?' no telão, enquanto um carro de corrida aterrissava no palco. Sobre a Liberty Media, eles nos procuraram há uns meses e estamos em negociação", esclareceu.

Com a confirmação da Band, cai por terra a tentativa da Globo em ter novamente o campeonato de automobilismo em sua programação. A pergunta que fica no ar é: o que ela fará com a equipe de jornalistas contratados para se dedicarem com exclusividade à Fórmula 1, sendo que não poderá exibi-la na TV?

*Texto de Júlia Wasko

Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko