Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Band 'compra briga' com a Globo e não abre mão dos direitos da Fórmula 1

Após a líder de audiência anunciar a retomada dos direitos de transmissão, Band compra briga com a Globo para manter Fórmula 1 em seu catálogo

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 19/10/2024, às 10h21 - Atualizado às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fórmula 1 vira impasse entre Globo e Band - Reprodução/Globo
Fórmula 1 vira impasse entre Globo e Band - Reprodução/Globo

Uma "briga" de gigantes acaba está instaurada no meio televisivo. Globo e Band estão em pé de guerra por conta dos direitos de transmissão da Fórmula 1 em 2025. Na semana passada, a líder de audiência colocou um carro de corrida no palco do evento UpFront, dando a entender que obteve a retomada do campeonato em sua programação. Porém, a rede da família Saad tem contrato com a Liberty Media ainda em vigor, não pretende abrir mão das transmissões e já tem avisado aos anunciantes que manterá as corridas em sua grade no próximo ano.

Fontes da coluna relataram que o único detalhe que faltava para sacramentar o retorno da Fórmula 1 para a Globo seria a assinatura do distrato da Liberty Media (dona dos direitos de transmissão) com a Band, e isso, até o momento não ocorreu. E, pelo visto, não irá ocorrer.

Embora a Band esteja atravessando um momento delicado em suas finanças, nossas fontes relataram que a emissora chegou a um acordo com a dona dos direitos de transmissão para manter um valor interessante para as duas partes para o cumprimento do último ano do acordo previsto em contrato --que está em vigência desde 2021.

O impasse agora é a Globo. Nossas fontes, do alto escalão da Band, sustentam a informação de que o distrato com a Liberty Media não será feito e que as negociações comerciais com os patrocinadores das transmissões seguem em curso para a renovação para a próxima temporada. E do outro lado está a rede da família Marinho, que tem investido pesado na divulgação da retomada do campeonato após um hiato de quatro anos e contratou até uma equipe de jornalistas para se dedicar à cobertura exclusiva do campeonato.

Procuramos a Band, a Globo e a Liberty Media para darem seus pareceres sobre a situação, mas até o momento nenhuma das empresas se manifestou de maneira oficial sobre a definição dos direitos de transmissão da Fórmula 1 em 2025. Atualizaremos o texto assim que as partes enviarem seus posicionamentos.

Crise 

De acordo com a Folha de S.Paulo, o impasse para que a Band mantivesse o acordo de transmissão da Fórmula 1 em 2025 começou com problemas de pagamentos à Liberty Media pelos direitos de imagem.

Inicialmente, a emissora e a empresa estrangeira dividiam igualmente as receitas obtidas por meio de publicidade durante as transmissões das corridas. Até aí, estava tudo bem. Mas em 2023, foi feita uma mudança no acordo após o SBT sondar a Liberty Media para comprar os direitos de transmissão, e a Band passou a pagar a bagatela de US$ 15 milhões por temporada.

O problema é que a Band levou um calote de aproximadamente R$ 20 milhões de uma casa de apostas, que havia comprado uma das cotas de patrocínio, e se viu com um problemão para arcar com os custos de transmissão --e acabou amargando o prejuízo.