Ex-Paquita expõe bastidores com trauma de infância e omissão de Xuxa Meneghel. Bárbara Borges contou mais detalhes do comportamento de Marlene Mattos
Publicado em 20/09/2024, às 12h53
Pra Sempre Paquitas estreou dia 16 de setembro no Globoplay e revelou uma série de confusões nos bastidores do Xou da Xuxa, principalmente com a omissão de Xuxa Meneghel ao tomar conhecimento dos comentários ofensivos e comportamento abusivo de Marlene Mattos com as assistentes de palco. Após o lançamento do documentário, Bárbara Borges usou suas redes sociais para desabafar sobre a omissão da apresentadora ao longo de tantos anos: "Foram anos de terapia, foram anos pra me libertar da fantasia e da idealização".
Em seu perfil do Instagram, a atriz fez um longo desabafo de todos os sentimentos que teve ao se assistir no documentário, principalmente ao relembrar os problemas nos bastidores do programa. "EU ME LIBERTO DO MEDO. Eu fui muito fã das Paquitas, eu fui uma Paquita e eu vi meninas sendo Paquitas depois de mim. Eu vivi a realização do meu sonho de infância de ficar ao lado da Xuxa e fazer parte desse mundo encantado da minha fada madrinha aos 16 anos. Eu vivi as dores e as delícias da realidade desse sonho e sempre busquei transformar e curar."
"Hoje, 29 anos depois, foi lançado o documentário Pra Sempre Paquitas que está disponível pela Globoplay. Ontem eu acabei de ver e preciso compartilhar com vocês o meu sentir… no final do 4° episódio eu tive uma crise de choro forte e sentida… eu senti muito a dor das Paquitas, de todas as meninas que eu vi na TV e eram referências pra mim, que eram tudo o que eu queria ser… eu compreendi muito o que foi aquele momento… senti muito por elas e senti muito também por mim e pelas meninas do meu grupo, minhas irmãzinhas da Nova Geração e as meninas da Geração 2000", iniciou.
"Ao mesmo tempo, veio a compreensão que o documentário explorou e se aprofundou muito nas questões difíceis e traumáticas daquela geração específica e ainda que tenhamos compartilhado as funções e responsabilidades de ser Paquita, as dores e delícias da minha geração foram diferentes das outras gerações. Chegamos num momento em que Marlene fez seus ajustes para melhorar seu comportamento (não sofremos o mesmo que a geração anterior) e Xuxa seguiu na sua omissão, cegueira e egocentrismo. São muitas histórias dentro de uma mesma história", acrescentou.
A campeã de A Fazenda 15 ainda comentou sobre o pouco tempo de tela que algumas das ex-assistentes de palco receberam do documentário: "Por isso, um episódio apenas para mostrar as Paquitas Nova Geração e Paquitas Geração 2000 e ainda com o encontro no ônibus para a participação no Altas Horas não dá para se aprofundar e explorar o que vivemos, o que fomos em termos de grupo naquela época, naquele contexto, e muito menos para as questões difíceis e traumáticas que também vivemos. Não tivemos o mesmo 'colocar os pingos nos is' com a pessoa chave desse sonho: a Xuxa. E já digo logo para quem quiser distorcer: não estou criticando, é apenas a minha constatação sobre o grupo que eu participei e pelas meninas da Geração 2000".
"Eu gostei muito do documentário, me emocionei revendo a história desse fenômeno que foi ser Paquita, do início ao fim. Eu agradeço muito o carinho e gentileza da Catu e de toda equipe comigo. Eu aplaudo muito todas!!! Todo meu amor, respeito e admiração por cada uma!! E como uma integrante das Paquitas Nova Geração eu digo que a amizade que construímos é muito valiosa pra mim! Nós sabemos o que vivemos, nós conquistamos nosso espaço com muita resiliência! Andrezza, Bárbara, Caren, Diane, Gisele, Graziela e Vanessa…que grupo de meninas incríveis eu fiz parte, eu amo vocês! Agradeço muito aos nossos fãs por todo amor que recebemos até hoje!!!", concluiu.
Bárbara Borges ainda aproveitou seu alcance nas redes sociais para enviar um recado direto à Xuxa Meneghel, deixando claro que ela também foi responsável por vários de seus problemas psicológicos: "E pra finalizar, pra Marlene e Xuxa: vocês duas são muito importantes na história da minha vida. Aprendi muito de quem eu sou através de vocês! Foram anos de terapia, foram anos pra me libertar da fantasia e da idealização. Eu enxergo vocês com meu coração, eu tenho vocês no meu coração, já perdoei vocês e sou muito grata por tudo. ME LIBERTO DO MEDO. Talvez você não me compreenda, só peço que me respeite".
Ver esta publicação no Instagram
*Texto de Júlia Wasko
Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko