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Colunas / Gabriel Perline / IRRESPONSABILIDADE

Calote e propaganda enganosa: Virginia acumula processos e põe reputação em jogo

A influenciadora acumula uma série de processos, inclusive protocolados por seus fãs. Com isso, Virginia colocou até mesmo sua reputação em jogo

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 25/06/2024, às 18h28

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A influenciadora digital acumula diversos processos judiciais em seu nome - Reprodução/Instagram
A influenciadora digital acumula diversos processos judiciais em seu nome - Reprodução/Instagram

Nos últimos anos, Virginia Fonseca esteve envolvida em inúmeras polêmicas, principalmente envolvendo seu trabalho como influenciadora digital. A empresária colocou sua reputação em jogo ao anunciar produtos e serviços que jamais foram entregues aos clientes. O resultado? A esposa de Zé Felipe acumula processos judiciais que questionam sua índole e preocupação com sua ocupação nas redes sociais. 

Um dos últimos casos, que surpreendentemente até o momento não se tornou um processo judicial, envolve sua marca de cosméticos, a We Pink. A empresa, fundada pela influenciadora digital e por Samara Pink, anunciou o lançamento de novas fragrâncias do Body Splash Desodorante Colônia. O problema é que os aromas estão provocando reações adversas nos clientes.

A influenciadora Ana Duarte precisou lutar para transparecer totalmente o enjoo ao sentir o aroma, que claramente não a agradou. Outros casos semelhantes também chamaram a atenção nas redes sociais, e grandes nomes, como Adam Mitch e Ismeiow testaram os produtos para comprovar: o cheiro realmente não é agradável. Entretanto, essa não foi a primeira vez que Virginia Fonseca desagradou seus fãs e clientes. Relembre outros casos, que inclusive foram resolvidos na Justiça:

Calote

Em 2020, Dhaísa do Carmo levou um "calote" de R$ 13 mil de Virginia Fonseca para a realização de uma campanha publicitária. Na época, a influenciadora digital contratou a empresária para a publicação de três Stories e uma foto no Feed, mas nunca recebeu um retorno. 

"Cumpri com todas as obrigações e levei uma volta. Entrei em contato com ela, que me informou que resolveria o problema e nada foi feito", esclareceu. No processo, Dhaísa do Carmo pede a restituição do valor pago pela publicidade, de R$ 13 mil, além de uma indenização por danos morais de R$ 60 mil.

Gordofobia

Em novembro de 2021, Virginia Fonseca e Zé Felipe se tornaram réus em um processo movido por uma influenciadora digital. Em seus Stories do Instagram, a empresária expôs o marido rindo de um vídeo onde ela falava sobre a quantidade de pães que comia no café da manhã em razão do seu problema de obesidade mórbida.

A mulher pediu uma indenização de R$ 600 mil, além de danos morais em razão do uso indevido de sua imagem. De acordo com a influenciadora digital, ela sofreu com comentários maldosos e ataques nas redes sociais após a repercussão do caso. Ela ressaltou que sofre com o excesso de peso desde criança e, em 2007, já pesava quase 300 kg e enfrentava uma depressão profunda.

"Com a divulgação do vídeo pelos demandados [Virginia e Zé Felipe], a demandante voltou a sofrer os ataques anteriores", esclareceu a defesa da vítima. Por outro lado, os advogados do casal ressaltaram que não há nenhuma prova contra eles e que não compactuam com "qualquer conduta discriminatória".

Propaganda enganosa

Em março de 2024, Virginia Fonseca tornou-se alvo de um processo movido por uma seguidora por danos morais e materiais, junto a outras influenciadoras digitais, como Gabi Brandt. A fã se sentiu prejudicada por elas e pela marca BC Comércio de Acessórios, conhecida pelo nome BY IK, após comprar os produtos. Ela fez a compra após ver a divulgação de ambas nas redes sociais, mas nunca recebeu os óculos.

Na ação, a seguidora solicitou que os seis itens fossem entregues ou que receberia a indenização de R$ 168,52 por danos materiais. Além disso, ela pediu uma indenização de R$ 50 mil por danos materiais, sendo R$ 10 mil pagos por cada um dos réus, entre eles Virginia Fonseca. A defesa da esposa de Zé Felipe informou que ela não tem mais vínculo com a marca de óculos, mas no processo é possível visualizar as divulgações feitas por ela.

E essa não foi a única pessoa que sofreu nas mãos da empresa após divulgações feitas pela empresária. Jeferson da Silva Vier comprou dois óculos no dia 13 de março de 2023 no valor de R$ 100 e nunca recebeu os itens. No processo, ele pediu a devolução do valor e uma indenização de R$ 10 mil. No site Reclame Aqui, as reclamações informando sobre a "falcatrua" da empresa são inúmeras, inclusive várias envolvendo o nome de Virginia Fonseca.

Na mesma época, uma moça recorreu à Justiça após pagar R$ 55 por um dos óculos assinados pela influenciadora digital. A novidade? Ela também não recebeu o produto. A cliente pediu a restituição do valor e R$ 5 mil de indenização por danos morais.

Ação trabalhista

Prestes a se mudar para a nova mansão, Virginia Fonseca e Zé Felipe estão sendo processados por dois funcionários da empreiteira responsável pela construção por conta de descontos injustificados em seus pagamentos, desvio de função e falta de pagamentos adicionais por insalubridade e periculosidade. Na ação, cada um deles cobra R$ 70 mil do casal e da empresa. 

Como sempre, o casal negou qualquer envolvimento com a ação judicial e justificou que eram responsáveis apenas pelo pagamento: "Foi contratada uma empreiteira para tal obra, sendo a mesma responsável por administrar os prestadores de serviço. Cabe ao casal somente o repasse financeiro, de acordo com o determinado pela contratada, a construtora".