Pesquisador brasileiro faz reconhecimento de documento que conta trecho do "segundo milagre" de Jesus Cristo na infância; veja
Publicado em 14/06/2024, às 14h56
O pesquisador brasileiro Gabriel Nocchi Macedo contribuiu para o reconhecimento de uma passagem da infância de Jesus Cristo em um papiro. O documento, escrito em grego, faz parte do acervo Universidade de Hamburgo e conta um trecho do milagre da ‘vivificação dos pardais’.
O papirologista, que é professor da Universidade de Liège, na Bélgica, primeiro travou contato com o escrito por meio de uma imagem disponibilizada no site da Universidade de Hamburgo. Ele contou com a parceria do colega Lajos Berkes durante o processo.
“Por acidente, quase, por sorte, estávamos olhando fotos dos papiros da Universidade de Hamburgo, que foi digitalizada, e encontramos o papiro, lemos o texto (que está escrito em grego antigo) e identificamos como uma passagem sobre a vida de Jesus”, relatou Gabriel ao G1.
Segundo ele, o documento não está em condições ideais, o que pode ter contribuído para que fosse ignorado por anos: "É um papiro pequeno, não é bonito e está mutilado. Registros assim podem trazer muita informação e contribuir com nosso conhecimento do passado. Todas as fontes, mesmo que ‘menores’ e ‘feias’, podem ser importantes”.
O papiro narra um trecho do Evangelho de Tomé, livro apócrifo, ou seja, que não é reconhecido pela Igreja, apesar de fazer parte da esfera cristã. O fragmento conta a história do 'segundo milagre' ou da ‘vivificação dos pardais’, que Jesus teria realizado antes de completar 5 anos. Segundo a crença religiosa, ele teria esculpido 12 pardais em barro e, com uma palma, dado vida às imagens.
De acordo com Gabriel, o fato do texto ter sido escrito em grego é um dos principais achados da pesquisa por provar que a língua foi uma dos primeiros meios de disseminação da crença cristã. “O grego era a língua da cultura. Esse evangelho da infância é conhecido em 9 línguas da antiguidade, mas o original era o grego, e esse papiro é o documento mais antigo que registra esse texto, prova isso”, explicou o brasileiro.
No registro, é possível ver o indivíduo manuseando algumas camisas, quando pega uma e a enfia na bermuda. Segundo funcionários da loja, ele entrou e saiu da loja algumas vezes. O sumiço das dezessete camisas só foi notado durante a contagem dos produtos no final do dia.
O dono da loja denunciou o caso à Polícia. De acordo com ele, o prejuízo foi de R$ 3,4 mil. As autoridades estão investigando a ocorrência. Até agora, o indivíduo não foi preso. O vídeo capturado pelas câmeras de segurança viralizou na web.