Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / EM 2012

Cheias de Charme virou objeto de estudo após estratégia da TV Globo; entenda

Sucesso de audiência na TV Globo, Cheias de Charme provocou ações inéditas no universo das novelas e conquistou ainda mais fãs

por Surenã Dias
[email protected]

Publicado em 11/03/2024, às 12h10 - Atualizado às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em 2012, Cheias de Charme surpreendeu os fãs da novela com ações de marketing - Foto: Reprodução/TV Globo
Em 2012, Cheias de Charme surpreendeu os fãs da novela com ações de marketing - Foto: Reprodução/TV Globo

Destaque na programação da TV Globo em 2012, a novela Cheias de Charme virou case de sucesso na emissora carioca após o ótimo desempenho de uma estratégia de marketing utilizada durante a exibição original da trama. Na época, o projeto foi muito bem avaliado por especialistas da área, que aproveitaram para estudar a metodologia nas universidades. 

Com uma trama repleta de reviravoltas e muita comédia, Cheias de Charme foi a primeira novela da Globo contar com ações transmídia, a qual a marca se aproveitou da popularidade das personagens e do crescimento das redes sociais no Brasil, para alavancar a audiência do folhetim. 

Para isso, a emissora montou uma estratégia a qual o universo da novela estava ligado ao mundo real. Através das redes sociais e sites fictícios, o público de casa acabava participando involuntariamente não só do enredo, mas também da divulgação da produção e contribuindo ainda mais com o sucesso trama escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira

Leia também: Você sabia? Cheias de Charme virou alvo de fake news após sucesso na Globo; entenda

Prova disso foi o sucesso do primeiro clipe do grupo Empreguetes, que recebeu milhões de visualizações em  pouco tempo no ar. Além disso, o site Empreguetes para Sempre, criado na novela, ultrapassou três milhões de visitas até meados de setembro de 2012. 

Ainda durante a exibição da novela, a Globo também promoveu live para engajar os telespectadores e criou uma página no Facebook e foi disponibilizado um programa que dava autógrafos personalizados da personagem Chayene, que era apresentada como uma das estrelas da música brega brasileira.

Outras ações envolvendo o mundo das empregadas domésticas também foram divulgadas pela Globo e suas parceiras, como concurso cultural A Minha Estrela do Lar. Nele, os participantes precisavam contar histórias engraçadas envolvendo, revelar manias ou falar de receitas compartilhadas entre a doméstica e sua patroa.