Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / Simbólico

Fim do suspense: Saiba quem passou a faixa para Lula na posse

Sem Bolsonaro, quem passou a faixa para Lula foi uma grande surpresa; confira

Leandro Fernandes
por Leandro Fernandes
[email protected]

Publicado em 01/01/2023, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fim do suspense: Saiba quem passou a faixa para Lula na posse - Reprodução/TV Globo
Fim do suspense: Saiba quem passou a faixa para Lula na posse - Reprodução/TV Globo

Após muito suspense, o Brasil descobriu quem passa a faixa para o presidente Lula neste domingo (31) é o próprio povo brasileiro.

Em fato inédito, o presidente do Brasil recebeu a faixa presidencial após a posse sem a presença do presidente anterior. Lula subiu a rampa ao lado de um grupo de pessoas representando o povo brasileiro: uma pessoa negra, uma pessoa indígena e uma pessoa com deficiência entre elas.

"Neste momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe a faixa presidencial das mãos do povo brasileiro", disse a narradora, destacando o simbolismo escolhido para o momento. Quem colocou a faixa nos ombros de Lula foi Aline Sousa, uma catadora de 33 anos de idade. Confira a lista completa dos representantes que passaram a faixa:

  • Aline Sousa, de 33 anos, catadora
  • Cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder indígena
  • Flávio Pereira, de 50 anos, artesão
  • Francisco, de 10 anos, morador da periferia de São Paulo;
  • Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira
  • Ivan Baron, influenciador e ícone da conscientização anticapacitista e pelos direitos de pessoas com deficiência
  • Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos, professor de Letras
  • Weslley Viesba Rodrigues Rocha, 36 anos, é metalúrgico do ABC

A cerimônia dispensou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que seriam opções após Jair Bolsonaro abandonar o país. Confira o vídeo:

HISTÓRIA DA CANETA

Após ganhar as eleições de 2022, chegou o dia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhar posse de seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Neste domingo (1), durante a cerimônia em Brasília, no Distrito Federal, ele quebrou um dos protocolos e fez uma pequena pausa para contar sobre a história da caneta utilizada para assinar os documentos

De acordo com ele, a caneta foi dada por um cidadão há muito tempo. “Eu vou quebrar protocolo hoje para contar uma pequena história. Eu estou vendo aqui o ex-governador do Piauí e eu queria contar uma história. Em 1989, eu estava fazendo um comício no Piauí, e depois fomos caminhar até a igreja", começou.

"Durante o comício, um cidadão me deu essa caneta e disse que essa caneta era para eu assinar a posse se eu ganhasse as eleições de 89. Eu não ganhei as eleições de 89, eu não ganhei em 94 e em 98. Em 2002, eu ganhei as eleições e, quando eu cheguei aqui, eu tinha esquecido a minha caneta e assinei com a caneta do senador", continuou.

Para finalizar, Lula fez uma homenagem ao povo do Piauí. "Em 2006, eu assinei com a caneta do Senado. Agora eu encontrei a caneta e essa caneta é uma homenagem ao povo do estado do Piauí”, destacou ele, que em seguida foi aplaudido.