Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / TÚNEL DO TEMPO

Novela da Globo comprou briga com secretárias e japoneses

Brega & Chique, extinta novela da Globo, já deu dor de cabeça para a emissora. Marília Pêra, Tarcísio Filho e Cássia Kiss enfrentaram a fúria do público

Adriel Marques

por Adriel Marques

amarques_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 22/04/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marília Pêra e Glória Menezes - (Foto: Arte/Memória Globo)
Marília Pêra e Glória Menezes - (Foto: Arte/Memória Globo)

Brega & Chique, extinta novela da Globo, comprou briga com secretárias e japoneses. Rafaela Alvaray, personagem de Marília Pêra, assim como a emissora causaram dor de cabeça para colônia japonesa de São Paulo. Segundo o Jornal do Brasil, a Associação dos Lojistas da Liberdade, Câmara Júnior Brasil-Japão (JCI Brasil-Japão) e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa se reuniram na época para decidir quais medidas seriam adotadas e encaminhadas para o veículo de comunicação. O motivo do estresse? Uma fala que a veterana da teledramaturgia reproduziu na trama.

“Pode ser o leiteiro, o lixeiro, o faxineiro, o tintureiro, mesmo que seja o japonês, o primeiro que me pedir em casamento, eu vou topar!”, disparou Marília na ficção, quando foi rejeitada por Montenegro (Marco Nanini). A frase foi considerada depreciativa pelo público. Outro estresse envolveu Tarcísio Filho, na pele de um estudante relaxado, que não gostava de cumprir obrigações. As secretárias executivas do Rio de Janeiro repudiaram o comentário feito pelo personagem Teddy: “Secretária do chefe é sempre propriedade particular”.

Leia também: Familiar de ex-BBB 24 teria dado dor de cabeça em gravação da Globo

Cássia Kiss também despertou a revolta nas profissionais administrativas. A postura inadequada frente às câmeras, como a secretária Silvia, ganhou reprovação da classe. Na história, a filha de Lucy (Neuza Amaral) e Justino (Percy Aires), teve um caso antigo com João Antonio (Jayme Periard). O noivo de Ana Cláudia (Patrícia Pillar) desistiu do casamento em cima da hora e fugiu da noiva, com medo de sua reação. O bairro asiático de São Paulo não gostou da cena envolvendo Marília Pêra e o autor da novela, Cassiano Gabus Mendes, negou qualquer colocação preconceituosa.

Conforme a TV-Pesquisa PUC-Rio, o escritor garantiu que a personagem só falava besteira. O dramaturgo entrou em ação no roteiro como sobrinho de Baltazar (Dennis Carvalho) e era praticamente analfabeto. Mercedes (Patricya Travassos) foi quem o ajudou a aprender português, após se interessar por Vânia (Paula Lavigne).