Tratamento de Otávio Mesquita é explicado pelo médico cardiologista Arthur Felipe Giambona Rente; veja
O apresentador Otávio Mesquita sofre com um diagnóstico delicado de doença arterial coronariana (DAC), uma condição que ocorreu quando as artérias que levam o sangue ao coração são bloqueadas ou ficam estreitas. Isso pode acontecer devido ao acumulo de placas de gordura e colesterol, o que afeta o fluxo do sangue e a oxigenação do coração. A redução do fluxo do sangue pode causar angina (dor no peito) e, em casos mais pesados, pode levar a um infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
Segundo Arthur Felipe Giambona Rente, especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, o tratamento para doenças cardiológicas é multifuncional: "Envolve desde mudanças de estilo de vida, como início de atividades físicas e redução de gorduras e carboidratos na alimentação, até mesmo procedimentos e cirurgias", disse à CONTIGO!
No caso de Mesquita, a cirurgia é feita através da abertura das artérias. Esse procedimento é conhecido como angioplastia, no qual se utiliza um cateter no coração. "Nós abrimos na artéria coronariana um balão e colocamos uma malha que chama stent. Esse stent vai esmagar a placa que está obstruindo o coração. Em algumas situações, ou quando tem muitas lesões, não é possível fazer a colocação do stent. Então nessas situações temos que partir para a cirurgia de revascularização do miocárdio, onde através disso são feitas famosas pontes", explicou.
O médico ainda listou alguns contribuintes no tratamento: "A safena, mamária para retornar o fluxo desse coração e super importante também o uso de medicações como os anti agregantes plaquetárias o ácido acetil salicílico outros como clopidogrel, ticagrelor, associadas estatinas, rosovastatina, sinvastatina, atorvastatina, a escolha do médico e sempre lembrar da importância da mudança de estilo de vida".
Juliana Oliveira, a mulher por trás da denúncia, é uma comediante de 38 anos natural de Araçariguama, no interior de São Paulo. Conhecida nas telinhas, ela trabalhou por anos ao lado de Danilo Gentili desde os tempos da TV Bandeirantes, integrando o elenco do programa "Agora é Tarde". Ao longo de sua carreira, Juliana se tornou um rosto familiar para os telespectadores, especialmente com sua atuação no SBT, onde fez parte do programa "The Noite". SAIBA MAIS DETALHES.
Leia mais:Juliana Oliveira confessa que pediu ajuda ao SBT antes de denúncia de estupro contra Otávio Mesquita