Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / EITA!

Evaristo Costa: Entenda doença crônica que fez jornalista se sentir 'definhando'

Jornalista, Evaristo Costa recebeu o diagnóstico para a doença de Crohn; considerada comum no Brasil, condição não tem cura

Redação CONTIGO! Publicado em 01/10/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jornalista e apresentador Evaristo Costa - Foto: Reprodução/Instagram @evaristocostaoficial @oswaldoneto_
O jornalista e apresentador Evaristo Costa - Foto: Reprodução/Instagram @evaristocostaoficial @oswaldoneto_

Evaristo Costa (48) se tornou assunto nesta semana após desabafar sobre o diagnóstico que recebeu da doença de Crohn. O jornalista contou que perdeu 22 quilos após cortar o uso de um dos medicamentos, e chegou a afirmar que sente estar "definhando". Entenda o que é a condição a seguir.

A condição que afeta Evaristo Costa é uma doença intestinal inflamatória, sem cura e que afeta o revestimento do trato digestivo. Apesar de ser relativamente comum entre pessoas entre 20 e 40 anos, ela pode causar complicações e arriscar a vida dos pacientes.

Alguns sintomas ligados a este diagnóstico são as dores abdominais, diarreia, perda de peso, anemia e fadiga. Em alguns casos, as pessoas podem não apresentar sintomas na maior parte da vida, enquanto outras carregam manifestações crônicas graves que nunca desaparecem.

Leia também: Como Evaristo Costa perdeu 22 quilos em três semanas? Entenda batalha

A doença de Crohn não tem cura, porém, existe tratamento para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Dentre eles estão tratamentos com medicamentos como esteroides e imunossupressores, regimes alimentares e abstenção do tabaco.

Caso os tratamentos não sejam eficazes, poderá ser necessário a realização de uma cirurgia. Além disso, pacientes que convivem com a doença podem precisar fazer exames regulares para verificar a presença de câncer colorretal, que pode ser uma das complicações do diagnóstico.

Em entrevista ao podcast PodCringe, o jornalista afirmou que perdeu 22 quilos em três semanas. "Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim [...] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas. Eu me sinto definhando. É como eu me defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando."

"Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela sai de dentro de mim, então não me dá os nutrientes que eu preciso. A última vez que eu fui internado foi por causa de uma infecção nas amígdalas que se transformou em uma sepse, porque eu estava com a imunidade no pé", acrescentou.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE EVARISTO COSTA NO INSTAGRAM: