Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / RELEMBRE

Há quatro anos morria Cecil Thiré, primeiro ator a interpretar vilão gay na TV

Nesta quarta-feira, 9, faz quatro anos da morte de Cecil Thiré; ele sofria de Mal de Parkinson e morreu aos 77 anos

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin
por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 09/10/2024, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cecil Thiré na novela A Próxima Vítima - Foto: Reprodução/TV Globo
Cecil Thiré na novela A Próxima Vítima - Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta quarta-feira, 9, faz quatro anos da morte de Cecil Thiré. Ator e diretor, ele sofria do Mal de Parkinson e morreu enquanto dormia em casa, na Zona Sul do Rio. Em 1989, o ator esteve no elenco de Roda de Fogo, na Globo, e viveu o primeiro vilão gay da televisão

Na trama de Lauro César Muniz, Thiré interpretou o primeiro vilão gay da televisão, o Mário Liberato, advogado do protagonista, Renato Villar (Tarcísio Meira). Seu personagem, de acordo com Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, não agradou a todos, pois alguns orgãos que lutavam pelos direitos da comunidade gay não gostaram de ver um personagem homossexual como vilão, tendo a sexualidade citada de forma depreciativa. Vale ressaltar que durante muito tempo a televisão tratou personagens gays de forma estereotipada e os colocou como algo que precisava ser ajustado.

Marco Nanini e Cecil Thiré em 'Pedra sobre pedra' — Foto: Divulgação/TV Globo
Marco Nanini e Cecil Thiré em 'Pedra sobre pedra' — Foto: Divulgação/TV Globo

Como diretor, Thiré dirigiu peças e filmes e como ator esteve em mais de 20 papéis em novelas como O Espigão, em 1974, Malu Mulher, em 1979, Sassaricando, em 1988, Top Model, em 1989, Pedra Sobre Pedra, em 1992, Zazá, em 1997, Kubanacan, em 2003, e outras. 

No cinema, esteve em produções como O Bravo Guerreiro, em 1969, Luz del Fuego, em 1982, Mil e Uma, em 1994, Caminho dos Sonhos, em 1998, Sonhos Tropicais, em 2001, Didi, O Caçador de Tesouros, em 2006 e outros.