Famosos brasileiros estão comprando mansões em território internacional, principalmente em Miami; veja
Não é novidade para ninguém que diversos famosos brasileiros estão dando um jeitinho de se mandar do país. São diversas celebridades que optaram por ter uma vida paralela nos Estados Unidos como Ana Castela, Zilu Camargo, Gusttavo Lima, Anitta, Ludmilla, Isis Valverde e vários outros. Mas por que?
Segundo Léa Saab Fagion, advogada e gerente de vendas da OMA, empresa que atua há 50 anos atua na administração condominial, diversas razões influenciam as celebridades a irem morar nos Estados Unidos. "Dentre elas a privacidade, segurança, qualidade de vida, diversificação em patrimônio, facilidade de viagem e até mesmo status social, pois ter um patrimônio no exterior é sinal de sucesso e uma vida bem sucedida", disse ela.
O advogado especialista em direito imobiliário Thiago Hora ainda explica que comprar casas nos EUA tem muitos benefícios: "A estabilidade do mercado imobiliário norte-americano proporciona segurança patrimonial e valorização dos investimentos ao longo do tempo".
E ele acrescenta: "Outro aspecto relevante é a proteção patrimonial e a diversificação de investimentos. A compra de imóveis nos EUA permite que os famosos aloquem parte de seu capital em uma economia forte e previsível, reduzindo a exposição a instabilidades políticas e econômicas do Brasil. Além disso, a privacidade e a infraestrutura oferecidas por condomínios de alto padrão garantem um estilo de vida condizente com a exigência desses compradores".
Segundo ambos os advogados, é possível comprar um imóvel nos Estados Unidos mesmo sem ser cidadão americano, ou seja, sem ter o famoso green card. "A legislação norte-americana não impõe restrições à compra de imóveis por estrangeiros, independentemente do status migratório. Qualquer cidadão brasileiro pode adquirir uma propriedade nos Estados Unidos, bastando cumprir os requisitos legais e financeiros para a transação", explicou Hora.
Fagion ainda acrescenta que o comprador brasileiro irá arcar com as obrigações legais como qualquer outro cidadão americano: "Podem pagar a vista ou financiar junto a um banco americano. Ele vai pagar as taxas e impostos normalmente".
Thiago ressalta, porém, que estrangeiros podem pagar mais que o normal: "O financiamento imobiliário para estrangeiros é possível, mas pode exigir um valor de entrada mais elevado e taxas diferenciadas. Por isso, é recomendável assessoria jurídica especializada para garantir o cumprimento das exigências legais e fiscais".
Segundo Fagion, há locais dos Estados Unidos que possuem ainda mais benefícios aos estrangeiros como a Florida, que possui taxas mais baixas que o restante do território. "Alguns benefícios fazem com que brasileiros optem pelos EUA para morar ou investir, como, por exemplo, a estabilidade do mercado imobiliário, juros mais baixos, incentivos fiscais em alguns estados como a Flórida, facilidade de locar os imóveis o ano todo e até ajudar na obtenção de vistos EB5 que é o visto concedido aos investidores", explicou.
Thiago também cita que os EUA dispõe incentivos fiscais, valorização imobiliária, renda passiva e financiamento fácil. "Diante dessas vantagens, somadas à estabilidade econômica e ao prestígio internacional de certas localidades, é compreensível que figuras públicas e investidores brasileiros optem por adquirir propriedades nos Estados Unidos. Contudo, é fundamental contar com suporte jurídico e tributário especializado para garantir que a transação ocorra em conformidade com as normas locais e evitar riscos desnecessários", salientou.
Leia mais: Maíra Cardi muda para nova mansão e toma atitude inesperada com os funcionários; entenda