Nova novela da Globo dá oportunidade para ator que acumula papéis de delegados no currículo viver novo estilo de personagem
Publicado em 12/08/2024, às 17h44
Aos 72 anos, o ator Ricardo Pavão ganha papel inédito em Mania de Você, próxima novela das nove da Globo, e foge do estereótipo de delegado que o persegue ao longo de sua vasta carreira em várias emissoras de televisão. Pavão soma passagens na Band, na Manchete, na Cultura, na Record e na Globo, e, contabilizando seu trabalho em todas essas emissoras, o ator já interpretou 28 delegados.
Em Mania de Você, porém, o intérprete dará vida a um personagem novo: será Almeida, dono de restaurante onde trabalha Viola (Gabz), a protagonista da história de JoãoEmanuelCarneiro. A nova novela está prevista para estrear em setembro e o ator, que atualmente mora em Uberlândia, manteve com frequência deslocamento entre Minas e Rio de Janeiro para as gravações.
Na Globo, Almeida não será o primeiro personagem de Pavão longe do papel de delegado. O último papel do ator na emissora foi na novela Tempo de Amar, em 2017, dando vida ao inescrupuloso Vasco, capanga de Delfina (LetíciaSabatella).
Em entrevista ao Uol em 2018, o intérprete relembrou trabalhos que o marcaram na função de delegado. Ele destacou o delgado Fausto de Chamas da Vida (2008), da Record, personagem responsável por descobrir vários crimes misteriosos da trama: "Delegado é função, delegado tem nome. Então, cada um você vai tentando uma coisa, eu já fiz delegado que falava bem quietinho assim. Nunca fiz delegado corrupto, e espero não fazer, não gosto muito de trabalhar com esse material", revelou.
Apesar de parecer monótono interpretar sempre o mesmo tipo de personagem, o ator agrega trejeitos únicos a cada trabalho e busca diferenciar os delegados de seu currículo. Na mesma entrevista, ele aproveitou para contar sobre as aventuras que viveu como policial: "Uma curiosidade de fazer delegado é que você visita muitos cenários. Você não fica preso em um canto só. Você vai no cenário dos outros, atrapalha muito a vida dos outros, faz a história andar, então é divertido. Já dei muito tiro, já andei de helicóptero, já capotei de carro", elencou. Segundo o ator, ele até chegou a ser confundido com um policial de verdade.