Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Tudo verdade

Cinco novelas de sucesso da Globo que são baseadas em casos reais

A TV Globo já realizou várias novelas que os autores se inspiraram em histórias reais para construir o enredo e cativar os telespectadores

por Guilherme Rodrigues

Publicado em 12/08/2024, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria do Carmo (Susana Vieira), Isabel (Carolina Diecmann) e Nazaré (Susana Vieira) de Senhora do Destino - Divulgação/Globo
Maria do Carmo (Susana Vieira), Isabel (Carolina Diecmann) e Nazaré (Susana Vieira) de Senhora do Destino - Divulgação/Globo

Em 2025, a TV Globo completará 60 anos de existência. A emissora, considerada a segunda maior do mundo, possui um catálogo imenso de novelas, e muitos dos folhetins foram inspirados em casos reais. Relembre alguns exemplos.

Senhora do Destino (2004)

Aguinaldo Silva, autor da produção, teve como base para construir a narrativa o Caso Pedrinho, história de um garoto de Brasília que foi sequestrar logo após nascer. Somente com 16 anos o jovem descobriu que tinha sido tirado dos braços dos pais verdadeiros e que era criado por uma sequestradora, como no núcleo de Maria do Carmo (Susana Vieria), Isabel (Carolina Dieckmann) e Nazaré Tedesco (Renata Sorrah).

Maria do Carmo (Susana Vieira), Isabel (Carolina Diecmann) e Nazaré (Susana Vieira) de Senhora do Destino (Divulgação - Globo)

Laços de Família (2000)

A emocionante história de Helena (Vera Fischer), protagonista que engravida para tentar salvar a filha, Camila (Carolina Dieckmann), que enfrentava uma leucemia, foi inspirada numa reportagem que Manoel Carlos leu num jornal. Assim como no enredo, a mulher conseguiu por meio de doação da medula óssea da irmã caçula salvar a herdeira.

Helena (Vera Fischer) e Camila (Carolina Diecmann) de Laços de Família (Divulgação - Globo)

 A Força do Querer (2017)

A Bibi (Juliana Paes), que entrou no mundo do crime por causa do seu grande amor, Rubinho (Emílio Dantas), foi inspirada na autobiografia de Fabiana Escobar intitulada Perigosa. A emissora comprou os direitos da obra e várias situações vividas por Fabiana, que recebeu o apelido de Primeira-Dama do Tráfico da Rocinha, esteve na produção de Gloria Perez.

Bibi (Juliana Paes) de A Força do Querer (Divulgação - Globo)

Por Amor (1997)

Mais um clássico carimbado do Maneco que teve como inspiração uma matéria de jornal, dessa vez do Ceará. Helena (Regina Duarte) engravida na mesma época que a filha, Eduarda (Gabriela Duarte), e resolve colocar o filho vivo no lugar do neto que faleceu, já que a herdeira não vai mais poder engravidar por causa de complicações do parto.

Helena (Regina Duarte) e Eduarda (Gabriela Duarte) de Por Amor (Divulgação - Globo)

Segundo Sol (2018)

João Emanuel Carneiro aproveitou a famosa lenda que de que Michael Jackson pode estar vivo e escondido em algum lugar para criar o protagonista Beto Falcão (Emílio Dantas), cantor de axé que aproveita um acidente de avião para fingir que faleceu e iniciar uma nova vida com outra identidade.

Beto Falcão (Emílio Dantas) de A Força do Querer (Divulgação - Globo)