A TV Globo já realizou várias novelas que os autores se inspiraram em histórias reais para construir o enredo e cativar os telespectadores
Publicado em 12/08/2024, às 16h26
Em 2025, a TV Globo completará 60 anos de existência. A emissora, considerada a segunda maior do mundo, possui um catálogo imenso de novelas, e muitos dos folhetins foram inspirados em casos reais. Relembre alguns exemplos.
Senhora do Destino (2004)
Aguinaldo Silva, autor da produção, teve como base para construir a narrativa o Caso Pedrinho, história de um garoto de Brasília que foi sequestrar logo após nascer. Somente com 16 anos o jovem descobriu que tinha sido tirado dos braços dos pais verdadeiros e que era criado por uma sequestradora, como no núcleo de Maria do Carmo (Susana Vieria), Isabel (Carolina Dieckmann) e Nazaré Tedesco (Renata Sorrah).
Laços de Família (2000)
A emocionante história de Helena (Vera Fischer), protagonista que engravida para tentar salvar a filha, Camila (Carolina Dieckmann), que enfrentava uma leucemia, foi inspirada numa reportagem que Manoel Carlos leu num jornal. Assim como no enredo, a mulher conseguiu por meio de doação da medula óssea da irmã caçula salvar a herdeira.
A Força do Querer (2017)
A Bibi (Juliana Paes), que entrou no mundo do crime por causa do seu grande amor, Rubinho (Emílio Dantas), foi inspirada na autobiografia de Fabiana Escobar intitulada Perigosa. A emissora comprou os direitos da obra e várias situações vividas por Fabiana, que recebeu o apelido de Primeira-Dama do Tráfico da Rocinha, esteve na produção de Gloria Perez.
Por Amor (1997)
Mais um clássico carimbado do Maneco que teve como inspiração uma matéria de jornal, dessa vez do Ceará. Helena (Regina Duarte) engravida na mesma época que a filha, Eduarda (Gabriela Duarte), e resolve colocar o filho vivo no lugar do neto que faleceu, já que a herdeira não vai mais poder engravidar por causa de complicações do parto.
Segundo Sol (2018)
João Emanuel Carneiro aproveitou a famosa lenda que de que Michael Jackson pode estar vivo e escondido em algum lugar para criar o protagonista Beto Falcão (Emílio Dantas), cantor de axé que aproveita um acidente de avião para fingir que faleceu e iniciar uma nova vida com outra identidade.