Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Saiba tudo!

Novela da Manchete bateu recorde de casamentos há 38 anos

Trama da TV Manchete contou com vários casamentos aos pés do Cristo Redentor e tinha mocinha humilde disputada por pai e filho ricos

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin
por Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin
[email protected]

Publicado em 14/09/2024, às 07h30 - Atualizado às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz Elizangela ao lado de Edwin Luisi no casamento de seus personagens em Tudo ou Nada - Divulgação
A atriz Elizangela ao lado de Edwin Luisi no casamento de seus personagens em Tudo ou Nada - Divulgação

Em 15 de setembro de 1986, há 38 anos, a TV Manchete estreava como sua nova novela Tudo ou Nada, trama de José Antônio de Souza, transmitida às 18h40, um horário inédito da emissora. A obra, que envolvia o relacionamento de uma mocinha humilde com um herdeiro rico do Rio, bateu recorde de casamentos e ficou marcada pelo último capítulo.

Segundo o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, Tudo ou Nada é, provavelmente, a novela com mais casamentos da televisão brasileira. Xavier levantou a quantidade de casórios da obra de José Antônio de Souza e, no último capítulo da história, nada menos que 14 casamentos foram realizados.

As uniões foram celebradas no Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor, e contou com um bolo cenográfico de cinco andares do qual saiu uma revoada de pombos como parte da celebração. Os personagens que se uniram no momento, como catalogado pelo comunicador Duh Secco, foram:

Guadalupe e Ambrósio (Elizangela e OthonBastos), Odila e Marino (BiaSeidl e GracindoJúnior), Odete e Dodô (ÂngelaRabello e FernandoEiras), Dulce e Jorjão (MariluBueno e GuilhermeKaran), Gigi e Alarico (TheresaAmayo e CarlosAlberto), Fabíola e Adilson (Virgínia Campos e MárioCardoso), Vera e Rony (TetêPritzl e HeraldoCorrêa), Vevé e Perácio (MírianPires e LafayetteGalvão), Tereza e Rômulo (AnaMariaNascimento eSilva e AldoCésar), Jacqueline e Josmar (KarenAccioly e CarlosGregório), Arlete e Honório (Odete Barros e RobertoOrosco), Adalgisa e Wenceslau (Isolda Cresta e Ankito), Soraya e Batuta (Dulce Bressane e Ivan deAlmeida) e Regina e Prequeté (Clarimunda e Teobaldo).

Antes do capítulo final, outro casamento já havia acontecido na novela. Guadalupe, personagem de Elizangela e protagonista da trama, é uma moça humilde criada no subúrbio carioca do mesmo nome, que um dia vai trabalhar como secretária em uma empresa da Zona Sul, e, sem querer, acaba despertando uma grande paixão em César Augusto (Edwin Luisi), o filho de seu patrão Ambrósio Barroso, que também se apaixona pela moça.

Pai e filho começam a disputar o amor da jovem, mas Guadalupe escolhe o filho e se casa com ele. Quando o casal viaja para a lua de mel, porém, o rapaz sai para comprar cigarros — será daí a origem do meme? — e desaparece. Quando retorna ao Brasil, ela precisa lidar com as investidas do sogro Ambrósio, Marino Portobasso (GracindoJúnior), um novo interesse romântico, e Dodô, o vizinho pagodeiro que sempre a desejou.