Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Grande mudança!

Tião Galinha ganha novo destino em Renascer; saiba qual

Bruno Luperi altera história de remake e prisão injusta de Tião Galinha não terminará em destino trágico como na versão original de Renascer

Tião Galinha luta para atingir sucesso de José Inocêncio em Renascer - Reprodução/Globo
Tião Galinha luta para atingir sucesso de José Inocêncio em Renascer - Reprodução/Globo

Depois de ser preso injustamente nos últimos capítulos da novela das nove da Globo, Tião Galinha (Irandhir Santos) conquista a liberdade graças à ajuda da advogada Kika (Juliane Araújo) e do protagonista da trama, José Inocêncio (Marcos Palmeira). A liberdade conquistada é indício de que o final de Tião no remake de Renascer será diferente do original.

Em 1993, na versão escrita por Benedito Ruy Barbosa, o personagem de Irandhir Santos era interpretado por Osmar Prado, e, depois de um pedido do ator, teve sua participação na novela finalizada mais cedo.

A solução do autor, na época, foi um destino trágico para o personagem: após ser preso injustamente e sofrer muitas humilhações na prisão, Tião encarou sua história de luta como algo sem resultados e, em tristeza profunda, optou tirar a própria vida. "Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém. A escritura sagrada é a escritura de terra? Eu só queria um bocadinho de terra, pra mó de plantar minha rocinha e criar meus filhos”, dizia o último bilhete deixado pelo personagem.

Em uma entrevista à Caras em 2015, Osmar Prado falou sobre o caso: "Eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas eu não sabia quando. Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi para cadeia e se matou", esclareceu.

Desde o começo da adaptação, o destino de Tião Galinha é tópico de curiosidade entre os amantes de Renascer. Com os últimos acontecimentos da trama, está claro para o público que o futuro do personagem não será o mesmo do original. Pelo menos até agora, a prisão injusta do homem não será o motivo da sua morte.

A adaptação de Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, seguirá um caminho diferente. Após ser liberado da prisão, o peão voltará para seu acampamento e será acolhido pela família e amigos. Além dessa mudança central, o personagem ganhou muito destaque como defensor dos direitos dos trabalhos — característica que também era marcante na primeira versão, mas foi reforçada no remake com Tião cravado como um "líder" em sua comunidade.

Segundo rumores, o destino do personagem transita entre continuar ao lado da esposa, Joana (Alice Carvalho), ou morrer de uma forma menos trágica enquanto luta pelos direitos dos trabalhadores injustiçados.