Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Apresentador que processou CNN por racismo é contratado por concorrente; ex-Globo também é confirmado

Renan de Souza, apresentador que processou a CNN por racismo, é contratado pelo Times Brasil CNBC. Rafael Ilhara, ex-Globo, estreia em novo canal

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 23/09/2024, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O novo canal anunciou a contratação dos dois jornalistas - Reprodução/Instagram e Divulgação
O novo canal anunciou a contratação dos dois jornalistas - Reprodução/Instagram e Divulgação

Dias após vencer um processo trabalhista por danos morais e racismo contra a CNN BrasilRenan de Souza conseguiu uma vaga de emprego na Times Brasil CNBC como um dos reforços do novo canal de notícias. Rafael Ilhara, ex-funcionário da Globo, também foi anunciado como integrante do time da empresa que tem estreia marcada para novembro deste ano.

Os dois serão âncoras da programação da Times Brasil CNBC, que contará com uma programação de mais de 15 horas por dia. Renan de Souza é conhecido por sua vasta experiência no telejornalismo com foco em política internacional. Ao longo de 12 anos, ele trabalhou como head da editoria de Internacional do SBT e analista internacional da CNN Brasil.

Ele atuou no canal de notícias de Rubens Menin entre 2020 e 2022, e durante esse período foi alvo de uma série de abusos na empresa. Durante a cobertura do assassinato do norte-americano George Floyd, ele alega ter sofrido racismo de Asdrúbal Figueiró, seu ex-chefe: "Você está dizendo isso porque é preto, está querendo defensor preto, e você não entende nada de racismo".

Em março de 2023, o jornalista abriu um processo trabalhista contra a CNN Brasil, provando os danos que sofreu no local, inclusive ao receber um salário menor que seus colegas de trabalho que exerciam a mesma função que ele. Após lutar mais de um ano por seus direitos, Renan de Souza conseguiu a condenação do canal em segunda instância pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e o pagamento de uma indenização de R$ 50 mil.

Em 2020 e em 2024, foi reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos. Ele ainda possui inúmeras experiências com suas viagens para mais de 70 países e mestrado em Relações Internacionais na Inglaterra. O autor de artigos acadêmicos com publicações globais, escreveu o livro Private Military Companies And The Outsourcing Of War, que se tornou best-seller na categoria de política internacional. Atualmente, ele atua como advisor para assuntos de comunicação do governo da Arábia Saudita.

"Minha carreira sempre esteve voltada para a compreensão das dinâmicas internacionais e seus impactos. Integrar a CNBC no Brasil, a maior referência global em jornalismo de negócios do mundo, é a oportunidade ideal para aprofundar essas análises e contribuir para que o público entenda melhor os eventos que moldam o cenário político e econômico mundial", admitiu em comunicado à imprensa.

E a outra contratação é a de Rafael Ilhara. O ex-funcionário da Globo permaneceu na emissora durante quase seis anos. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), ele se destacou como repórter cobrindo o dia a dia da região metropolitana da cidade. Ao longo de sua carreira, produziu uma série de entradas ao vivo e reportagens para os principais telejornais do canal, como Jornal Nacional, Jornal Hoje e Bom Dia Brasil.

Em dezembro de 2023, foi efetivado para liderar uma equipe de produção de conteúdo focado em economia e negócios, em uma das maiores assessorias de marketing e comunicação do país. "O convite para fazer parte do time da CNBC reacendeu o ‘bichinho de televisão’ que estava adormecido dentro de mim desde que pedi para sair da Globo no ano passado (...) Foi fácil dizer ‘sim’ para uma proposta tão inovadora e inspiradora, que dialoga com o que acredito para o futuro da sociedade. Já estou contando os minutos para voltar às telas, ao lado de uma equipe incrível", pontuou.

"Renan e Rafael são referências em uma nova geração de jornalistas brasileiros. São profissionais sérios, competentes e realizadores, que inspiram muitas pessoas. Eles são uma prova de que nossa empresa também deseja apostar em novos valores", acrescentou Douglas Tavolaro, CEO e fouder da CNBC no Brasil.

*Texto de Júlia Wasko

Júlia Wasko é estudante de Jornalismo e apaixonada por notícias, entretenimento e comunicação. Siga Júlia Wasko no Instagram: @juwasko