Passageiro de voo internacional assume a condução da aeronave após membro da tripulação ficar "incapacitado"; saiba mais
Um evento atípico marcou um voo da companhia aérea canadense Air Transat saído de Toronto, no Canadá, com destino à Punta Cana, na República Dominicana. Um passageiro assumiu a condução da aeronave após um membro da tripulação ficar "incapacitado".
A duração esperada para o voo era de 4 horas e 20 minutos. A troca improvável aconteceu 3 horas após a decolagem, quando, segundo informações do 'National Post', um membro da tripulação abandonou a sua função por estar "incapacitado".
Coincidentemente, um dos 299 passageiros a bordo do avião era piloto e tinha certificação para conduzir aviões da Air Transat. Ele, então, assumiu o posto do tripulante impossibilitado. O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá não detalhou qual era a atividade do membro da tripulação.
Felizmente, o avião pousou com segurança em Punta Cana. De acordo com sites sobre aviação, a maioria dos voos comerciais possui um comandante e um copiloto, preparado para assumir em caso de emergência. A Air Transat ainda não explicou o que causou a necessidade de buscar um substituto para o tripulante entre os passageiros do avião.
An Air Transat A310 seen here in this photo at Toronto Pearson Airport in October 2005 #avgeeks 📷-Jain Tan pic.twitter.com/nNwGN9XWN8
— Planes…..and classics (@ClassicsPlanes) December 2, 2023
Registros do momento mostram a moça caminhando debaixo do avião, ao lado das rodas, e tentando chamar a atenção da tripulação. Prestes a decolar, a aeronave já havia sido iniciada. Mas, assim que a moça invadiu a pista, o piloto foi avisado para desligar os motores.
De acordo com testemunhas, a jovem chegou atrasada no guichê de embarque e foi informada que não poderia embarcar. No entanto, ela empurrou os funcionários da companhia e saiu correndo em uma tentativa de pegar o voo.