Em entrevista à Contigo!, o ator Cridemar Aquino revela detalhes sobre seu personagem em Garota do Momento, nova novela das seis da Globo
Publicado em 29/10/2024, às 11h30
Com uma extensa e premiada carreira no teatro, Cridemar Aquino soma algumas passagens espaçadas pela televisão em novelas e agora comemora a oportunidade de voltar à Globo como Sebastião, seu personagem em Garota do Momento, novela que estreia no próximo dia quatro de novembro. Em entrevista à Contigo!, ele revela que se inspira em familiares para viver pai amoroso da trama: "Desconstruir preconceitos", afirma.
Cridemar define Sebastião como um "típico pai de família" e afirma que o personagem vai contra o esteriótipo que muitas pessoas impõem aos homens negros: o de pessoas agressivas. Para viver o marido de Vera (Tatiana Tibúrcio) e pai de Ulisses (Ícaro Silva), ele resgatou sua própria história e relacionamentos familiares.
"Construir esse personagem me fez revistar memórias do meu pai, do meu avô e de muitos outros homens negros presentes na minha vida que sempre buscaram tratar seus familiares com o devido respeito que eles merecem, mesmo em situações adversas", comenta o ator.
A televisão, segundo o intérprete, é um aliado na construção de um Brasil mais conectado e consciente da própria história: "Sabemos muito bem que humanizar personagens assim através da dramaturgia ajuda a desmistificar uma imagem carregada de preconceitos e estereótipos ligados ao homem negro. Me sinto muito feliz em ter a oportunidade de ajudar a desconstruir essa imagem perversa que se tem do homem negro em nossa sociedade", compartilha.
Garota do Momento unirá um enredo fictício com debates comuns dos anos 1950, o que, para Cridemar, auxiliará na construção do imaginário de uma época em que a história da população negra foi negada. "O alcance que a televisão tem no Brasil é algo extraordinário, a TV chega na casa de quase todo brasileiro! Usar essa tecnologia da comunicação para criar novos imaginários de um momento do Brasil apagado por conta da ação discriminatória é fantástico", afirma.
Feliz com a oportunidade de mostrar seu trabalho e contribuir com um Brasil mais representativo, Cridemar espera que a produção toque nos telespectadores e promova não só entretenimento, mas também consciência. "Tomara que a gente consiga, através da nossa arte, chegar no coração de todos os brasileiros e, quem sabe, de todas as pessoas no mundo!", deseja.
Ver essa foto no Instagram
Além de toda a preocupação social com a questão racial, o intérprete afirma que o personagem tem potencial para gerar muita identificação para o telespectador: "Sebastião é um típico pai de família, amoroso, gentil, divertido na medida certa, um trabalhador brasileiro cheio de histórias para contar, certamente muitos pais irão se sentir representados por essa figura", conclui.
Leia também: Maisa Silva se prepara para viver vilã em sua estreia na Globo: 'Pode ser muito odiada'