Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / MAURO ALENCAR

'É importante trazer a literatura de volta para a teledramaturgia', aponta especialista

Especialista e doutor em teledramaturgia, Mauro Alencar falou sobre gênero em entrevista obtida com exclusividade pela Contigo!

Arthur Pazin

por Arthur Pazin

apazin_colab@caras.com.br

Publicado em 26/02/2024, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mauro Alencar é considerado o 'maior especialista em novelas' do Brasil - Reprodução/Ser Artista Podcast
Mauro Alencar é considerado o 'maior especialista em novelas' do Brasil - Reprodução/Ser Artista Podcast

Se tem um assunto que Mauro Alencar domina é teledramaturgia. Ex-consultor da área na Globo e doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo, o especialista apontou caminhos para o gênero: "É importante trazer a literatura de volta para a teledramaturgia".

Mauro Alencar será o próximo entrevistado do Ser Artista Podcast,  lançado na próxima quarta-feira, 28, às 20h. A Contigo! teve acesso, com exclusividade, ao conteúdo do bate-papo, comandado por Marcus Montenegro.

Durante a conversa, Alencar avaliou a história da teledramaturgia brasileira e o sucesso obtido por grandes nomes do gênero nas últimas décadas. O especialista também apostou em um caminho para retomar o gênero na TV.

O acomodamento das emissoras para contar histórias cativantes. Temos que louvar Daniel Filho e Boni, que montaram o melhor elenco da história da televisão brasileira, que propunham novos desafios. É importante trazer a literatura de volta para a teledramaturgia brasileira em séries filmes e novelas, pois o diálogo entre o audiovisual e a literatura é importante, adequando as obras para os tempos atuais.”

ETARISMO 

No bate-papo, Montenegro lembrou o convidado a importância de se olhar a diversidade com etarismo.
No livro Memória telenovela brasileira, tem o elenco de todas as novelas da Globo e através dele, fui estudando e comprovei que as novelas tinham 40 e 50 personagens e 80% tinha mais de 40 e 50 anos de idade e 20%, era um lançamentos um elenco mais jovem e, hoje em dia, o percentual de 50 anos às vezes não chega nem a 10%, por isso, que é importante o não a adversidade, mas sim, a diversidade com etarismo”.

Para o apresentador do podcast, as gerações devem estar equilibradas em um folhetim, contemplando diferentes idades e núcleos. “É importante uma qualidade no encontro de gerações em uma telenovela. É preciso ter um dirigente que entenda da idade dos personagens e faça um equilíbrio entre as gerações, escrevendo para cada um, com coragem e competência para mudar o que a gente está vivendo principalmente nas telenovelas, porque a qualidade só está abaixando.