Após um momento constrangedor no Oscar, a web relembrou outras gafes da apresentadora Ana Furtado na TV
Publicado em 05/03/2025, às 19h40
A apresentadora Ana Furtado se tornou alvo de críticas após um comentário polêmico durante a cobertura do Oscar 2025, no último domingo (2). Enquanto entrevistava o ator Selton Mello no tapete vermelho, Ana exclamou: “Chupa, Argentina!”, em referência à conquista de dois prêmios de Melhor Filme Internacional pelo país vizinho, enquanto o Brasil ainda não possuia nenhum. O ato foi considerado desrespeitoso e gerou reações imediatas, inclusive de Selton, que corrigiu a fala, lembrando que a Argentina já havia vencido duas vezes na categoria.
O comentário de Ana Furtado repercutiu fortemente nas redes sociais, onde muitos internautas expressaram indignação. O escritor Marcelo Rubens Paiva foi um dos que se manifestaram, criticando a falta de sensibilidade da apresentadora. “Totalmente sem noção. Desnecessário. Nada a ver. Ela ignora nossas parcerias e admiração mútua. Desconsiderem? Viva o cinema argentino”, escreveu Paiva em seu perfil. A fala de Ana foi vista como um desrespeito à relação cultural entre os dois países, especialmente em um evento de tamanha importância global.
CLIMÃO! Durante uma entrevista com Selton Mello, Ana Furtado solta um "Chupa, Argentina!", e o ator rebate:
— poponze (@poponze) March 2, 2025
“A Argentina tem dois Oscars de Melhor Filme Internacional, a gente não tem nenhum. Como assim?” #Oscarspic.twitter.com/njpw0XrxUM
Esta não é a primeira vez que Ana Furtado se envolve em controvérsias. Em 2018, durante o programa “Encontro”, ela foi criticada por defender que as mulheres deveriam “valorizar o interesse dos homens em ajudar nos serviços domésticos”. Em um quadro, ela chegou a chamar uma esposa de “muito exigente” por cobrar que o marido participasse das tarefas da casa. O episódio gerou mal-estar e foi amplamente debatido, com muitos apontando que a fala reforçava estereótipos de gênero.
Outro momento polêmico ocorreu em 2023, durante a cobertura do Grammy. Ao comentar a vitória de Kim Petras, a primeira mulher trans a ganhar o prêmio, a apresentadora usou o pronome masculino para se referir à artista. O erro foi duramente criticado nas redes, com internautas questionando a preparação da apresentadora para discutir temas sensíveis. “Esse episódio só mostra que, para algumas pessoas, ser trans ainda é um ponto de desrespeito, independentemente da aparência”, destacou uma usuária.
Mais recentemente, em 2024, Ana Furtado voltou a ser notícia ao falar sobre sua saída da Globo. Em entrevista ao podcast PodDelas, ela revelou que deixou a emissora em 2022 por insatisfação profissional. “Não me fazia bem, eu não tinha protagonismo, não estava fazendo o que gostaria. Passei 28 anos fazendo o que tinha para fazer, mas não era necessariamente o que eu queria”, afirmou
Leia também: Ana Furtado se emociona ao ver foto de Fernanda Torres no Museu do Oscar: ‘Orgulho’