Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / DESABAFO

Globo emite nota após protesto de funcionárias: "Assumimos o compromisso"

Globo emite nota após protesto de funcionárias; até apresentadoras aderiram ao Movimento Esmeralda

Gustavo Assumpção
por Gustavo Assumpção
[email protected]

Publicado em 23/05/2023, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Globo emite nota após protesto de funcionárias: "Assumimos o compromisso" - Reprodução/ Instagram
Globo emite nota após protesto de funcionárias: "Assumimos o compromisso" - Reprodução/ Instagram

A TV Globo emitiu uma nota comentando a manifestação de funcionárias da empresa que estão unidas pelo fim do assédio nos bastidores da empresa. Nos últimos dias, elas iniciaram um movimento para lutar contra o silenciamento.

Batizado de Movimento Esmeralda, ele é organizado de forma anônima. Nos últimos dias, várias contratadas do canal apareceram vestido verde em apoio à iniciativa que foi iniciada após denúncias publicadas por uma revista.

Na nota, a Globo se posiciona a favor da ação. "A livre manifestação dos profissionais da empresa está em total alinhamento com a nossa gestão de transparência e diálogo permanente. Porém, de qualquer forma, a Globo reitera que não comenta casos de Compliance”, iniciou.

Na nota, o canal garante que vai manter o sistema de punição em funcionamento. “A Globo aproveita para reiterar também que a empresa mantém um Código de Ética em linha com as melhores práticas atualmente adotadas, que proíbe terminantemente o assédio e deve ser cumprido por todos os colaboradores, em todas as áreas da empresa”, continuou.

No encerramento, a emissora diz que criou mecanismos para receber denúncias. “Da mesma maneira, a Globo mantém uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação de seu Código de Ética, que são apurados criteriosamente, com a punição dos responsáveis por desvios. Nesse mesmo Código, assumimos o compromisso de sigilo em relação a todos os relatos de Compliance, razão pela qual não fazemos comentários sobre as apurações. Mas nosso sistema de Compliance também prevê o apoio integral aos relatantes, proibindo qualquer forma de retaliação em razão das denúncias”, finalizou a Globo.

O QUE É O MOVIMENTO ESMERALDA?

O Movimento Esmeralda é uma iniciativa de funcionárias da Globo. Em protesto após um caso grave de assédio publicado pela revista Piauí na semana passada, elas surgiram usando roupas verdes em sinal de apoio às vítimas. Na reportagem, a funcionária tem o nome protegido e usa um pseudônimo, Esmeralda da Silva - daí veio a referência usada pelas funcionárias. A profissional teria sido vítima de assédio praticado por quatro colegas. Ela estaria em recuperação com a ajuda de psicólogos.