Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / RELEMBRE

TV Excelsior chegava ao fim há 54 anos em meio às dívidas

Relembre programações de destaque e desfecho endividado da TV Excelsior, uma das maiores emissoras do Brasil

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin
por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 01/10/2024, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bibi Ferreira era uma das estrelas da linha de shows da TV Excelsior - Foto: Arquivo TV Excelsior
Bibi Ferreira era uma das estrelas da linha de shows da TV Excelsior - Foto: Arquivo TV Excelsior

Nesta terça-feira, 1, faz 54 anos do fechamento da TV Excelsior devido a problemas financeiros. Fundada em 1960, a emissora marcou época como uma das maiores do Brasil. Pioneira em diversas programações, a TV Excelsior tinha sede em São Paulo e se destacou por suas produções de qualidade que incluíam teleteatros, programas jornalísticos e de entretenimento. 

Uma das programações de maior destaque aconteceu em 1965, com o primeiro festival de música popular brasileira sendo exibido na televisão. O sucesso da programação foi tanta que a TV Record também decidiu investir no modelo e criou o próprio festival um ano depois. A edição de maior sucesso do festival pela TV Excelsior apresentou ao público grandes talentos como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina

Destaque também na teledramaturgia, a TV Excelsior exibiu tramas como As Minas de Prata, em 1966, O Tempo e o Vento, em 1967 e A Muralha, em 1968, além de ter lançado inúmeros atores de sucesso como Bibi Ferreira, Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Mesmo com todo o sucesso do canal, em 1970 iniciou-se um difícil período para a emissora. Devido a competição com redes maiores como Globo e Record, e problemas de gestão, a TV Excelsior se viu em crise e foi forçada a encerrar suas atividades, marcando o fim de uma era de experimentação e inovação na televisão Brasileira.