Confira 8 obras de autorias de ex-participantes do Big Brother Brasil
Com a chegada 23ª edição do Big Brother Brasil, que tal relembrar a trajetória de alguns ex-participantes do reality show através de livros? Nós selecionamos 8 obras escritas por ex-BBBs para você conferir a história de nomes que já passaram pelo programa e deixaram suas marcas. Dá uma olhada:
1. Querer, Poder, Vencer - Edição Autografada, de Thelma Assis: https://amzn.to/3Gus46Y
Vencedora de uma das edições de grande sucesso do programa, BBB 20, Thelma Assis conta mais de sua história de vida e resistência como mulher negra. Em um livro cheio de memórias, ela relembra como era ter apenas uma amiga negra em mais de 15 anos de balé, ou como foi ter sido a única pessoa negra de uma faculdade de Medicina. Além disso, Thelma relembra seus momentos dentro do Big Brother Brasil e toda a sua trajetória até se tornar uma campeã.
2. Tem que vigorar!: Como me aceitei, venci na vida e realizei meus sonhos, de Gil do Vigor: https://amzn.to/3LhZGIM
Grande fenômeno da 21ª edição do BBB, Gil do Vigor conquistou corações com seu humor, carisma e seus bordões inesquecíveis. Agora com a vida transformada após o reality, Gil conta, neste livro, detalhes de sua trajetória - que vão desde a infância pobre em Pernambuco até a oportunidade de estudar economia, sua relação com a fé, seu processo de autoconhecimento e a descoberta de sua sexualidade.
3. O que será: A história de um defensor dos direitos humanos no Brasil, de Jean Wyllys: https://amzn.to/34oNXaE
Jornalista, professor e campeão do BBB 5, Jean Wyllys tornou-se uma celebridade após sua participação no reality show. Mais tarde, no ano de 2010, ingressou na vida política ao ser eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro por três vezes consecutivas. Sendo o único homossexual assumido no Congresso por quase dez anos, Wyllys é um dos grandes destaques na luta da diversidade no país, responsável a levar o debate sobre direitos das minorias e dos homosexuais para dento da Câmara Federal. Em seu livro, Wyllys revê a trajetória do Brasil através da sua própria história, que foi regada de ameaças e difamação, iniciando-se em Alagoinhas até chegar a Berlim, onde reside atualmente após desistir de seu mandato.
4. Cancelada, de Viih Tube: https://amzn.to/3JtJFhp
Viih Tube já tinha uma grande carreira como youtuber e influencer antes de ingressar no elenco de Camarotes do BBB 21. Famosa desde muito nova, Viih sempre recebeu uma grande admiração do público jovem que a acompanha, mas a exposição na internet tem suas consequências. Em seu livro, Viih fala sobre algumas das polêmicas que a levaram ao famoso “cancelamento”, e como ela utilizou estes momentos delicados de sua vida para refletir e evoluir.
5. Inquebrável, de Fernando Fernandes: https://amzn.to/3sntB9L
A história de Fernando Fernandes não termina em sua participação no BBB 2. Em 2009, o ex-BBB sofreu um acidente de carro e perdeu os movimentos das pernas. Pouco mais de um ano depois, consagrou-se como campeão mundial de paracanoagem na Polônia. Neste livro, escrito com o jornalista Pablo Miyazawa, Fernando traz um relato emocionante de como não se deixou abalar pela tragédia e reinventou sua carreira, até se tornar um atleta paraolímpico e exemplo para o país. Nele, estão reunidas memórias e detalhes da sua trajetória, sendo a resiliência e a confiança em seu próprio potencial essenciais neste processo.
6. Senta que nem moça, de Marcela Mc Gowan: https://amzn.to/3W5slF1
Antes de entrar para a 20ª edição do BBB, Marcela Mc Gowan já era ginecologista e obstetra. Agora, neste livro, promove um bate-papo acolhedor e informativo, no qual debate com o leitor sobre sexualidade e prazer. A conversa aborda desde conceitos sociais opressores como a virgindade e os padrões estéticos, até outros temas mais técnicos, como detalhes da anatomia da vulva ou o que acontece com o nosso corpo durante o estímulo sexual.
7. Confinamentos & Afins, de Rodrigo França: https://amzn.to/3ry3oWY
Participante do BBB 19, Rodrigo França decidiu entrar na casa mais vigiada do Brasil por acreditar na importância da representatividade. Em 2020, lançou um livro que conta as suas experiências de vida, enquanto desdobra algumas reflexões sobre racialização, assédio, violência simbólica, violência física, falta de segundas chances para os negros e racismo. Ao olhar para tudo isso, Rodrigo aposta na resistência construída por afeto, o que o leva a falar sobre protagonismo, reconhecimento, empatia, amizade e amor.
8. Olá, caderno!, de Manu Gavassi: https://amzn.to/3sqsq9D
Antes de integrar o primeiro elenco de Camarotes no Big Brother Brasil, Manu Gavassi já era bem conhecida entre o público mais jovem. Em 2017, anos antes de sua participação no BBB, a cantora publicou um livro com uma história bem leve para os adolescentes. Nele, Manu aborda as reflexões da Nina, de 17 anos, em seu caderno, onde ela anota suas observações em assuntos como paqueras, desilusões amorosas, colapso familiar, cola nas provas, músicas, sogras ilícitas e até mesmo planos mirabolantes com seu melhor amigo Cadu.