Saiba o que acontece com o próximo homem mais poderoso do Egito na última fase da trama bíblica da Record TV
A sétima e última fase de Gênesis, da Record TV, estreou na última semana com foco na rivalidade da grandiosa família de Israel (Petrônio Gontijo). Todo o amor que o patriarca sente pelos filhos vai levá-los a iniciar uma guerra entre eles.
Baseado no Velho Testamento, o jovem José (Juliano Lahan), filho de Raquel (Thais Melchior) e Jacó/Israel, desperta o ódio dos irmãos por ser um dos queridinhos do patriarca - além dele, Diná (Giovanna Coimbra), a única filha mulher e Benjamin (Marcus Bessa), o filho caçula, também recebem mais atenção do pai.
"A sétima fase de Gênesis vai mostrar também a relação com perdas e culpas. Israel é o grande patriarca, apesar de ter treze filhos, ele confia em apenas um para continuar sua descendência: José", pontuou Gontijo, em um vídeo de divulgação da trama na emissora de Edir Macedo.
Todos os outros descendentes de Israel são frutos de relacionamentos com suas outras esposas, e esses cultivam inveja e ódio pelo rapaz, por isso passam a desprezá-lo. Conforme vai crescendo, José se mostra cada vez mais próximo do pai. Já Israel não esconde de ninguém sua nítida preferência pelo filho.
Com um caráter inabalável, José se torna o filho que Israel tem mais confiança. Em uma das cenas, nos primeiros capítulos, o patriarca deixará claro, para a família e para o público, essa preferência. Tudo acontecerá quando o marido de Lia (Ingra Lyberato) designa o acento ao seu lado para o filho preferido, no entanto, a tradição é que este lugar seja destinado ao primogênito, Rúben.
A partir disso, José, que antes passava despercebido pelos irmãos, acabará sofrendo verdadeiros horrores por esse carinho que recebe do pai. De insultos a empurrões, o primogênito de Raquel passará alguns capítulos tentando ser aceito pelos irmãos e refletindo o motivo que o levou a ficar tão distante de tais.
Gênesis mostrará que, apesar de todos os irmãos serem coniventes com a rejeição de José, Simeão (Igor Cotim) é o culpado por grande parte do ódio que os familiares sentem pelo jovem. É ele que colocará parte da família contra o rapaz, que não saberá lidar com a rejeição e com as constantes ofensas que ouvirá dos irmãos.
O intérprete de Rúben, Felipe Cunha, conta no vídeo divulgado pela Record TV como é a visão do primogênito de Israel: "Rúben ele não se conforma, porque era ele quem deveria ser o sucessor. Afinal de contas, ele era o primogênito biológico, mas uma atitude faz com que ele perca todos os créditos. Apesar dele não querer fazer mal a José esconde a verdade do pai."
Existem alguns motivos para que José seja tratado diferentemente dos irmãos pelo pai. Fruto de um milagre, José nasceu na velhice de Jacó/Israel com grande amor de sua vida: Raquel. Ela era uma mulher estéril e a esposa mais amada.
Durante a infância, o patriarca vivia de paparicos com José que, até então, não despertava nenhuma reação nos irmãos por ser o caçula da família. Com o tempo, Raquel morre durante o parto de Benjamin e Israel se ver na obrigação de ser ainda mais presente na vida dos filhos que acabaram de ficar órfãos. Nessa época, Diná é quem ajuda o pai nessa difícil tarefa.
“História de José é conhecida por muitos, mas em Gênesis ela será contada de uma forma especial que vai emocionar e surpreender vocês. José, assim como muito filhos nos dias de hoje, tem mais afinidade com o pai, ele é correto e escolhe seguir a mesma fé de Israel ao contrário dos seus irmãos”, garante o intérprete de José.
A inteligência do rapaz e fé no mesmo Deus sempre foi uma das motivações do marido de Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato). "Meu filho, presta atenção. Nenhum dos meus outros filhos é igual você. Ninguém valoriza Deus ou a promessa Dele como você. Quem dera um deles, só um deles se interesse em aprender, em usar a inteligência que Deus deu pra eles. Agora, você só me dá alegrias", diz Israel, em cena no folhetim.
Nas próximas cenas de Gênesis, José será vendido por seus irmãos e se tornará escravo no Egito. O rapaz ainda viverá muitos desafios para ter sua ascensão. Entre ser assediado pela esposa de seu senhor e ser condenado a prisão sem qualquer culpa, ele será guiado para caminhos que levará seu sucesso pessoal.
Após o desprezo e injustiças, José terá uma reviravolta em sua vida. Ele serpa o responsável por salvar o Egito interpretando dois sonhos do faraó sobre sete anos de fartura seguidos de outros sete de fome. Assim, ele será promovido de escravo e prisioneiro a governador do Egito, cargo tão alto que só fica abaixo do próprio faraó.
Embora esteja em fase final de gravação, o Gênesis não tem data para chegar ao fim e pode ficar no ar até o final do ano, o que dará mais tempo para a produção de sua substituta.
A novela Reis se baseia em vários livros do Antigo Testamento, que seguirão o formato do Gênesis, dividido em várias etapas. A obra contará a transição do governo israelense, que antes era governado por juízes e agora passa a ser governado por uma monarquia.