Atriz é indicada ao Oscar de Melhor Atriz nesta quinta-feira (23) pela a sua atuação em 'Ainda Estou Aqui'
Fernanda Torres celebra uma conquista histórica ao ser indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz por sua interpretação emocionante como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23). A atriz já levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama pelo mesmo papel, em um filme que aborda a ditadura brasileira.
Esse feito marcante faz Fernanda repetir a trajetória da mãe, Fernanda Montenegro, que disputou a estatueta em 1999 pelo icônico Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles. O Oscar 2025 será realizado no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Fernanda enfrentará uma disputa acirrada com Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emília Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância).
O Oscar é considerado a premiação mais prestigiada da indústria cinematográfica. Este ano, o anúncio dos indicados sofreu dois adiamentos devido aos incêndios em Los Angeles. Para concorrer ou votar, é necessário ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que reúne cerca de 9.500 profissionais do cinema.
Exceto na categoria Melhor Filme, as indicações seguem uma lógica setorial – atores indicam atores, diretores indicam diretores, e assim por diante. A novidade deste ano é que todos os membros poderão votar em todas as categorias.
O Brasil conta com seis atores entre os membros da Academia: Alice Braga, Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Selton Mello, Sonia Braga e Wagner Moura. Com a indicação, Fernanda Torres também passará a integrar o seleto grupo, que já reúne 53 brasileiros em diferentes áreas do cinema.
Com uma carreira que começou aos 13 anos, Fernanda Torres segue os passos da mãe, Fernanda Montenegro, e do pai, o ator e diretor Fernando Torres, falecido em 2008. Ela é conhecida tanto por papéis cômicos, como nas séries Os Normais (2001) e Tapas & Beijos (2011), quanto por interpretações dramáticas em produções como Selva de Pedra (1986), Filhos da Pátria (2017) e Fim (2023).
Na vida pessoal, é casada com o diretor Andrucha Waddington desde 1997, com quem tem dois filhos: Joaquim, de 24 anos, e Antônio, de 16. "Essa indicação é um reconhecimento ao trabalho de uma vida inteira", disse a atriz, emocionada, ao comentar a novidade.
Leia também: Fernanda Torres arrasa com Jimmy Kimmel e expõe perrengue hilário no Globo de Ouro!