A médica revela quais possíveis medidas de suporte para Preta Gil; a cantora passou por cirurgia recentemente durante seu tratamento de câncer
Publicado em 06/02/2025, às 15h41
A cantora Preta Gilcontinua internada em hospital em São Paulo devido ao seu tratamento contra o câncer. Recentemente ela passou por uma cirurgia para retirar alguns tumores e teve que colocar a bolsa de colostomia. A médica fisiatra Regina Fornari Chueire explicou algumas medidas de suporte para a artista em seu tratamento contínuo.
Em entrevista à CARAS Brasil, Regina afirmou que, nesses tipos de procedimentos para tratar a doença, é preciso uma abordagem multidisciplinar. Ou seja, fazendo o uso tando de farmacológicos quanto não farmacológicos e adotar medidas de suporte ao paciente. Ela deu alguns exemplos dos tratamentos citados: "As intervenções não farmacológicas podem ser cinesioterapia para o assoalho pélvico, o uso do biofeedback e eletroestimulação com realização de manobras ou estratégias para o controle dos sintomas intestinais e contenção esfincteriana."
Ao citar esse tratamento não farmacológico, a médica explicou como funciona e qual o uso do biofeedback. Ela reforçou que é uma estratégia para fortalecer partes do corpo: "O biofeedback por eletromiografia com eletrodos de superfície para o treino da musculatura do assoalho pélvico é uma técnica que permite que um processo fisiológico seja apresentado ao paciente com sinal auditivo, visual ou tátil. A finalidade é ensinar ao paciente como realizar o exercício de fortalecimento do assoalho pélvico."
Além disso, ela apontou que o profissional responsável não é apenas o médico oncologista, mas uma equipe médica especializada e voltada para o cuidado do paciente em diversas áreas da saúde: "Tudo começa com o diagnóstico do cirurgião oncológico encaminhando para equipe com médico fisiatra, psicólogo, enfermeiro e fisioterapeuta especializados que farão o diagnóstico funcional e individualizado do paciente indicando as várias técnicas encontradas em literatura."
Vale lembrar que Preta Gil foi diagnosticada do câncer no intestino, também chamado colorretal, em janeiro de 2023. Naquela época, ela foi submetida a uma cirurgia para remover o tumor e o útero, e anunciou a alta médica no fim do ano. Porém, o câncer retornou em quatro lugares de seu corpo e a famosa teve que retornar ao tratamento em agosto de 2024.
Leia também: Regina Casé realiza 'ritual' pela saúde de Preta Gil e faz apelo: 'Venha logo'