Afilhado da Rainha Elizabeth II, Lord Charles O'Hagan faleceu aos 79 anos; em entrevista à Contigo!, o Dr. Saul Dalla, neurocirurgião, explica o caso
Publicado em 03/04/2025, às 15h51 - Atualizado em 04/04/2025, às 12h42
Uma perda marcante na nobreza britânica movimentou a manhã desta quinta-feira, 03! Lord Charles O'Hagan, um dos afilhados da Rainha Elizabeth II, morreu aos 79 anos após sofrer um grave ferimento na cabeça. A notícia do membro da monarquia foi confirmada pela revista Hello!, que informou que o falecimento ocorreu em 23 de março.
Em entrevista à Contigo!, o Dr. Saul Dalla, médico neurocirurgião, explica sobre o caso do Lord. O'Hagan era um dos 30 afilhados da monarca e teve uma ligação especial com a realeza desde a infância. Neto do político britânico Maurice Towneley-O'Hagan, 3º Barão O'Hagan.
O Lord Chales O'Hagan se formou em Eton e Oxford e teve uma trajetória política de destaque, atuando como Membro do Parlamento Europeu pelo condado de Devon em dois períodos: de 1973 a 1975 e de 1979 a 1994. À Contigo!, o Dr. Saul Dalla explica sobre o trauma.
"Qualquer lesão no crânio ou encéfalo causado por um trauma externo que tenha como consequência alterações anatomicas ou comprometimento funcional dos tecidos da região (couro cabeludo, crânio, encéfalo ou seus vasos) é por definição um Traumatismo craniano ou crânio encefálico (TCE)", avalia.
O neurocirurgião responde se um trauma na região da cabeça necessita de grandes cuidados: "Depende, mas todos exigem muita atenção, visto que algumas vezes os sintomas podem surgir horas ou até mesmo semanas após o TCE".
Segundo o especialista, a classificação mais usada e prática para definir a urgência do caso é a Escala de Coma de Glasgow, como referencia para classificar se um TCE é considerado: Leve, Moderado ou Grave: "E a depender desta classificação, será traçada a conduta que pode ser simplesmente uma orientação ou até uma neurocirurgia de emergência", finaliza o especialista.
Leia mais em:Em seus 99 anos de vida, Príncipe Philip construiu trajetória marcada por gafes, polêmicas e mistérios
Ver essa foto no Instagram