Imprensa descobriu verdade sobre mistério da novela e autora arrumou solução sem sentido ao reescrever último capítulo da trama
Publicado em 01/11/2024, às 16h32
Em 1º de novembro de 1965, há 59 anos, a extinta TV Excelsior estreava A Grande Viagem como sua novela das 19h30. Ivani Ribeiro, que escrevia o texto da trama, precisou mudar o final nos últimos dias de exibição de A Grande Viagem, já que a imprensa descobriu e divulgou o grande mistério do enredo. Apesar da boa iniciativa em lançar um final inédito, a autora cometeu gafe no processo de reescrita após o vazamento.
Como conta o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, A Grande Viagem foi recheada de mistério desde o primeiro capítulo. A novela era um suspense policial e um dos grandes mistérios, que seria revelado no final da trama, foi descoberto pela imprensa da época, que não pensou duas vezes e divulgou todo o grande plot twist da obra de Ivani.
Com a história de que o chefe dos bandidos que queriam se apossar da fortuna escondida na ilha da novela era o médico Renato (Daniel Filho) revelada, a autora correu para criar um novo final. No livro Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas, Fábio Costa explica que o último capítulo foi gravado no mesmo dia em que foi ao ar, justamente para manter o segredo.
Mesmo com todo o esforço de Ivani, o novo final não foi bem-sucedido: a autora esqueceu um ponto importante que havia sido exibido nos capítulos anteriores de A Grande Viagem e colocou Pedro (Procópio Ferreira) como o grande vilão, mas o personagem tinha cenas conversando com o líder dos criminosos, o que não fez sentido.
Apesar dos problemas da novela, A Grande Viagem foi um trabalho marcante para muitos atores hoje renomados. A obra, como aponta Xavier, foi a primeira novela diária de Daniel Filho como ator e onde Regina Duarte deu seu primeiro beijo técnico.
"Nesta novela, tive que realizar meu primeiro beijo. Foi com Daniel Filho, que me ajudou muito, brincando e desfazendo a tensão do momento", contou a ex-atriz da Globo no livro Ivani Ribeiro, a Dama das Emoções.
Leia também: Autora juntou padre, médico, médium e pai de santo para criar novela há 47 anos