Fernanda Torres deu vida à Lulu de Luxemburgo, uma vencedora do Oscar, em As Filhas da Mãe, novela de Silvio de Abreu exibida em 2001 na Globo
Há cerca de 24 anos, Fernanda Torres deu vida a uma personagem da novela As Filhas da Mãe que venceu o Oscar. Coincidentemente, neste ano a atriz concorre ao prêmio em três categorias. Em 2001, a atriz foi responsável por interpretar Lulu de Luxemburgo, uma diretora de arte de Hollywood que ganhou a premiação oito vezes. O problema é que a trama de Silvio de Abreu não agradou o público e foi encerrada dez semanas antes do previsto em função da baixa audiência.
Na produção audiovisual, Fernanda Torres fez uma única participação. A filha de Fernanda Montenegro foi responsável por viver a versão mais jovem de Lulu de Luxemburgo. Apesar disso, o sucesso não foi um dos fatores que permeou a novela.
De acordo com os dados do Ibope, divulgados na época, a trama de Silvio de Abreu oscilou entre 25 e 29 pontos de audiência. A média do horário era de 35 pontos, demonstrando o quanto a trama ficava para trás nesse quesito. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo em novembro de 2021.
As Filhas da Mãe estreou em agosto de 2001 e os ataques terroristas em 11 de setembro, nos Estados Unidos, impactaram a produção da Flobo. Em uma sabatina promovida pela GloboNews em 2015, Silvio de Abreu pontuou que o acontecimento foi determinante para a novela não ser um sucesso. Para ele, os sequestros de Patricia Abravanel e Silvio Santos no mês de agosto do mesmo ano também atrapalharam a audiência.
Na época, a emissora negou que tirou a programação do ar em função da baixa audiência, destacando que As Filhas da Mãe era um sucesso pela inclusão do rap em sua narrativa. Conforme o Memória Globo, a trama foi retirada do ar antes do previsto por uma "alteração no desenho da produção". Ao não concordar com a mudança de enredo, Silvio de Abreu ainda reforçou que sofreu um boicote e foi afastado das novelas da Globo até 2005, quando retornou em Belíssima.
Ver esta publicação no Instagram
Leia também: Fernanda Torres recebe votos para ganhar o Oscar e é elogiada