Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / AS FILHAS DA MÃE

Fernanda Torres já viveu vencedora do Oscar em trama da Globo; saiba mais

Fernanda Torres deu vida à Lulu de Luxemburgo, uma vencedora do Oscar, em As Filhas da Mãe, novela de Silvio de Abreu exibida em 2001 na Globo

Júlia Wasko
por Júlia Wasko
jwasko@perfilbr.com.br

Publicado em 25/02/2025, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Torres deu vida à vencedora do Oscar em novela da Globo - Divulgação
Fernanda Torres deu vida à vencedora do Oscar em novela da Globo - Divulgação

Há cerca de 24 anos, Fernanda Torres deu vida a uma personagem da novela As Filhas da Mãe que venceu o Oscar. Coincidentemente, neste ano a atriz concorre ao prêmio em três categorias. Em 2001, a atriz foi responsável por interpretar Lulu de Luxemburgo, uma diretora de arte de Hollywood que ganhou a premiação oito vezes. O problema é que a trama de Silvio de Abreu não agradou o público e foi encerrada dez semanas antes do previsto em função da baixa audiência.

Na produção audiovisual, Fernanda Torres fez uma única participação. A filha de Fernanda Montenegro foi responsável por viver a versão mais jovem de Lulu de Luxemburgo. Apesar disso, o sucesso não foi um dos fatores que permeou a novela.

De acordo com os dados do Ibope, divulgados na época, a trama de Silvio de Abreu oscilou entre 25 e 29 pontos de audiência. A média do horário era de 35 pontos, demonstrando o quanto a trama ficava para trás nesse quesito. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo em novembro de 2021.

As Filhas da Mãe estreou em agosto de 2001 e os ataques terroristas em 11 de setembro, nos Estados Unidos, impactaram a produção da Flobo. Em uma sabatina promovida pela GloboNews em 2015, Silvio de Abreu pontuou que o acontecimento foi determinante para a novela não ser um sucesso. Para ele, os sequestros de Patricia Abravanel e Silvio Santos no mês de agosto do mesmo ano também atrapalharam a audiência.

Na época, a emissora negou que tirou a programação do ar em função da baixa audiência, destacando que As Filhas da Mãe era um sucesso pela inclusão do rap em sua narrativa. Conforme o Memória Globo, a trama foi retirada do ar antes do previsto por uma "alteração no desenho da produção". Ao não concordar com a mudança de enredo, Silvio de Abreu ainda reforçou que sofreu um boicote e foi afastado das novelas da Globo até 2005, quando retornou em Belíssima.

Leia também: Fernanda Torres recebe votos para ganhar o Oscar e é elogiada