Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / ENTENDA

Maria de Fátima é narcisista? Psicóloga analisa nova personagem de Bella Campos

Débora Queiroz, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental analisa se Maria de Fátima é narcisista; personagem de 'Vale Tune' volta a fazer sucesso

Laura Vicaria
por Laura Vicaria
lvicaria@editoracaras.com.br

Publicado em 03/04/2025, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria de Fátima é narcisista? Psicóloga analisa nova personagem de Bella Campos - Reprodução/Globo
Maria de Fátima é narcisista? Psicóloga analisa nova personagem de Bella Campos - Reprodução/Globo

O remake de Vale Tudo ressuscitou a icônica personagem Maria de Fátima — agora interpretada por Bella Campos — e trouxa à tona assuntos que já eram discutidos em 1988. Cheia de si, ambiciosa e manipuladora, a vilã voltou a acender discussões como o narcisismo. Para entender melhor esse possível "diagnóstico" da personagem, a psicóloga Débora Queiroz, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e em comportamento humano, analisou a postura da protagonista.

Maria de Fátima é narcisista?

Segundo Queiroz, não é tão fácil assim bater o martelo nesse transtorno. “A gente precisa diferenciar alguém que tem traços de personalidade narcisista de alguém que realmente tem um transtorno de personalidade narcisista, que é algo mais sério e requer diagnóstico clínico”, explica.

Na novela, Maria de Fátima não mede esforços para conquistar o que quer, mesmo que isso signifique trair a própria mãe ou passar por cima de qualquer valor ético. Segundo Débora, esse tipo de comportamento pode levantar um alerta: “Ela demonstra uma necessidade constante de admiração, manipula pessoas em benefício próprio e tem muita dificuldade em demonstrar empatia. Esses são sinais clássicos de traços narcisistas.”

Mas a psicóloga alerta que é perigoso sair diagnosticando e taxando pessoas por aí: “O transtorno de personalidade narcisista vai muito além da vaidade ou da ambição. Ele afeta a forma como a pessoa se relaciona com os outros e consigo mesma, de forma persistente e disfuncional”.

A importância da conscientização

Ainda assim, personagens como Maria de Fátima são importantes para trazer à tona conversas sobre saúde mental: “Assistir a uma novela com uma personagem como essa também pode ajudar muita gente a refletir sobre situações vividas na vida real, como lidar com pessoas manipuladoras, ou com relações em que se sente usada ou apagada”.

Globo tem atitude inesperada com personagem de Bella Campos após críticas

A personagem Maria de Fátima, interpretada por Bella Campos no remake de Vale Tudo, agora possui um perfil oficial no Instagram. A estreia de @fatimaaciolireal ocorreu na noite de quarta-feira (2) em colaboração com os perfis da TV Globo, do gshow e da autora Manuela Dias. Leia mais!