Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Veja nome

Novela ficou fora do ar há 58 anos após ator sair candidato a deputado

Protagonista de trama da Tupi concorreu como deputado de São Paulo e justiça determinou a suspensão da novela

Os Irmãos Corsos foi baseada em romance francês - Divulgação
Os Irmãos Corsos foi baseada em romance francês - Divulgação

Em 5 de setembro de 1966, a novela Os Irmãos Corsos estreava como nova trama da faixa das sete da pioneira da TV brasileira, a emissora Tupi. A obra, assinada por Daniel Más sob o pseudônimo Daniel González, teve como protagonista o ator Hélio Souto, que se candidatou a deputado federal e prejudicou a exibição da obra na emissora.

Concorrendo como deputado por São Paulo, Hélio vivia os irmãos gêmeos siameses Luciano e Mário, e, como protagonista, estava em todos os episódios da obra. Com o período eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral determinou que a novela fosse suspensa no estado e, assim, Os Irmãos Corsos ficou um mês fora do ar nas telas paulistas.

A empreitada na carreira política não foi bem sucedida e Hélio não conseguiu ser eleito como deputado. O atraso de um mês na exibição da novela fez com que a obra ficasse no ar de 5 de setembro de 1966 a 27 de janeiro de 1967.

Sem sucesso em outra área, o ator seguiu como artista considerado sex symbol das finadas TV Tupi e TV Excelsior. O porte atlético lhe rendeu o apelido de "Galã Vitamina", e ele sustentou a persona depois de mais velho, integrando obras cômicas como Guerra dos Sexos, Brega e Chique e algumas pornochanchadas.

Novela baseada em clássico

A história de Os Irmãos Corsos foi baseada no romance homônimo do autor francês AlexandreDumas, escrito em 1844, e tratava da relação entre os irmãos Luciano e Mário, gêmeos siameses separados em uma cirurgia que realizou uma troca de órgãos entre eles de forma indevida.

Com a confusão, o sentimento de dor passa a afetar apenas um dos gêmeos, que começa a sentir duplamente todos os ferimentos que acometem a si mesmo e ao irmão. 

Além do aspirante a político Hélio Souto, a obra de Daniel Más tinha um elenco que se consagraria como grandes nomes da teledramaturgia brasileira, como LimaDuarte (Lorenzo), AnaRosa (Emília) e EliasGleiser (Enricodi Paolo).