Amada pelo público e perseguida pela crítica especializada, trama da Tupi teve tanto sucesso que conquistou adaptação literária e para a TV mexicana
Publicado em 09/09/2024, às 17h27
Em 9 de setembro de 1974, há 50 anos, a TV Tupi estreava a novela Ídolo de Pano, um dos maiores sucessos da emissora nos anos 1970, que conquistou o público e chegou a ganhar um livro publicado pela Editora Abril, com o selo Edição Contigo.
A obra de Teixeira Filho foi aclamada pelo público de casa, mas sofreu com críticas da imprensa especializada, que descrevia a novela como melodramática demais. Mesmo assim, a relevância da trama, que contava com um elenco recheado de estrelas, fez com que Ídolo de Pano conquistasse os chefões da Tupi, que solicitaram que o autor estendesse os capítulos da novela.
Com o final da obra, depois de 227 capítulos, Teixeira Filho assinou a adaptação literária do texto dramatúrgico. O livro foi publicado em 1975 e levava o selo da Contigo, publicação especializada em celebridades, televisão e novelas. Além de ganhar o meio literário, a novela também chegou ao México: a gigante Televisa comprou o texto de Ídolo de Pano em 1982 e produziu uma versão nova para a televisão chamada Vanessa.
O jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, resgatou uma coluna do roteirista Moysés Weltman para a revista Amiga, elogiando a novela: "Ídolo de Pano foi um êxito. (…) Teixeira Filho, veterano e competente artesão, soube fazer uma novela de apelo popular, com personagens marcantes e tramas supercomplicadas, bem desenvolvidas e concluídas. O elenco, de primeira, atingiu excelente nível de interpretação. Seria injusto destacar nomes num elenco dos mais homogêneos. Cenários bons, convincentes. O padrão visual e o ritmo da direção são excelentes. Por isso mesmo, os índices corresponderam", comentou.
O elenco, considerado por muitos o ponto alto da novela, era formado por nomes como Dennis Carvalho, TonyRamos, ElaineCristina, CarmemSilva, SílvioRocha, RildoGonçalves, AdrianoReys e LauraCardoso nos papéis principais.
Apesar do sucesso, o ator Dennis Carvalho, destaque da novela como o esquizofrênico Jean, mostrou descontentamento com Ídolo de Pano: "Foi uma novela exaustiva. Eu não gostava do texto, achava apelativo demais. Aliás, se não fosse o talento de todo o pessoal do elenco, a novela não aguentaria um mês!", declarou à revista Ilusão.