Com novo remake estreando nesta segunda-feira (31), a novela Vale Tudo, da Globo, já fracassou em adaptação para o exterior
Publicado em 25/11/2024, às 18h00 - Atualizado em 31/03/2025, às 10h40
O novo remake Vale Tudo chega nesta segunda-feira (31) na Globo, porém antes da adaptação que comemora os 60 anos de TV Globo, a Telemundo tentou adaptar o grande sucesso de 1988, nos anos 2000 e deu incrivelmente errado. A produção teve grandes nomes envolvidos e foi uma tentativa de fazer uma novela global em parceria com a emissora espanhola para um público latino americano.
Vale Tudo é uma novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassère e na época o texto foi adaptado por Yves Dumont, autor de novelas da Record e do SBT. A trama também trouxe Wolf Maya como diretor. A trama hispânica é datada de 2002.
Curiosidades do remake
Na ocasião, o ator Antônio Fagundes, que esteve na versão original de Vale Tudo, chegou a realizar uma participação no remake traduzido para Vale Todo. Sua voz foi dublada para o castelhano. A novela também contou com uma conhecida atriz espanhola, Itatí Cantoral, que interpretou a vilã Soraya Montenegro, em Maria do Bairro. Mesmo sendo transmitida no exterior, a novela foi gravada e ambientada no Rio de Janeiro e outros artistas latinos também participaram.
Não colou!
Apesar de ter sido um enorme sucesso no Brasil, o remake acabou não conquistando o público internacional. Mesmo a adaptação da trama seguindo o enredo original, não houve sucesso. Em entrevista à Folha de São Paulo, o autor Walther Negrão chegou a comentar o ocorrido, já que ele foi chamado para supervisionar o texto a partir do capítulo 30, na época, com o intuito de alavancar a audiência: “Eles esperavam um estouro, mas, apesar de estar entre as cinco novelas mais assistidas da emissora, ela não foi.”, disse ele.
“Além disso, uma trama falada em espanhol que se passa no cenário do Rio causa um certo distanciamento. Se tivesse participado desde o início, iria ambientar a novela em Miami, mesmo que as gravações fossem aqui.", complementou.
Uma das justificativas para o baixo índice de audiência, foi o fato de que a história seguiu muito focada no Brasil, não despertando o interesse do público internacional.
Remake de Vale Tudo em 2025
O remake escrito por Manuela Dias e dirigido por Paulo Silvestrini, promete uma abordagem moderna do clássico exibido em 1988 e conta com um elenco cheio de grandes nomes: Tais Araújo vive a mocinha Raquel Accioli, Deborah Bloch assume a responsabilidade de ser a grande vilã Odete Roitman, Bella Campos é Maria de Fátima, Paola Oliveira é Heleninha Roitman, Alice Wegmann é Solange Duprat, entre outras estrelas.
A novela chega as telinhas na segunda-feira (31) e tem divido a audiência sobre a escolha. A própria vilã acabou detonada mais recentemente com um pequeno vislumbre em um trailer.
Ver essa foto no Instagram