Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Olimpíadas / Saiba mais!

Rebeca Andrade pode perder o ouro? Entenda polêmica que pode mudar pódio nas Olimpíadas

A ginasta Rebeca Andrade pode ter seu ouro ameaçado nas Olimpíadas de Paris 2024 após polêmica envolvendo ginasta romena; confira

Gabriela Cunha
por Gabriela Cunha
[email protected]

Publicado em 08/08/2024, às 18h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rebeca Andrade pode ter seu ouro ameaçado nas Olimpíadas de Paris 2024 - Reprodução/Instagram/CBG
Rebeca Andrade pode ter seu ouro ameaçado nas Olimpíadas de Paris 2024 - Reprodução/Instagram/CBG

O brilho da vitória de Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pode estar em risco. A ginasta, que conquistou o ouro inédito no solo, pode ver seu pódio revirado devido a uma polêmica envolvendo a ginasta romena Sabrina Maneca-Voinea e a americana Jordan Chiles.

O que está acontecendo?

A confusão começou quando Sabrina Maneca-Voinea, inicialmente classificada em terceiro lugar com 13,700 pontos, viu sua medalha ser arrancada após uma revisão da nota de Jordan Chiles. A americana, que ocupava a quarta posição, teve sua pontuação ajustada para 13,766, o que a colocou no pódio, relegando a romena para fora dele.

Indignada com a situação, Nadia Comaneci, lenda da ginástica e compatriota de Sabrina, interveio. Ela enviou vários pedidos à Federação Internacional de Ginástica (FIG) para revisar a nota de Sabrina, alegando que a dedução foi injusta e que a romena merece recuperar seu lugar no pódio. Nadia chegou a questionar nas redes sociais: "Eu não vejo o calcanhar tocando no chão... e você?", se referindo à suposta infração de Sabrina ao pisar fora do tablado.

Com a pressão de Comaneci e do Comitê Olímpico Romeno, a FIG concordou em reavaliar a nota da romena. Se a revisão for favorável a Sabrina, Jordan Chiles poderá perder sua medalha de bronze, reabrindo a disputa pelo pódio.

O que isso significa para Rebeca Andrade?

Embora Rebeca tenha garantido o ouro, essa reviravolta pode afetar o resultado final da competição e, principalmente, reacender debates sobre a justiça nas avaliações de ginástica. Vamos aguardar mais detalhes para entender como isso vai impactar a ginasta.

Rebeca Andrade convida Simone Biles para o Carnaval do Rio

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, Rebeca Andrade mostrou ter ficado próximo das atletas de outras nacionalidades que disputaram ao seu lado na ginástica. Como prova, ela convidou algumas delas, incluindo a estadunidense Simone Biles, para passar o Carnaval de 2025 ao seu lado no Rio de Janeiro, podendo até mesmo se hospedar em sua casa. Saiba mais!