Em abril deste ano, Giuliana Morrone foi demitida da Globo após 34 anos na emissora. Quatro meses depois, a jornalista aposta em uma nova carreira
Publicado em 15/08/2024, às 17h07
Em abril deste ano, Giuliana Morrone comunicou sua demissão da Globo após 34 anos integrando o quadro de funcionários da emissora. Quatro meses depois, a jornalista admitiu que já tem um novo plano de carreira profissional estabelecido. Aos 57 anos, ela se especializou em ESG, sigla em inglês que significa Ambiental, Social e Governança, e escreveu um livro sobre o tema.
Durante o evento Rio Innovation Week, no palco Humanare, na última quarta-feira (14), Giuliana Morrone comentou sobre sua transição de carreira. Ela inclusive ressaltou que seu livro Mitos e Verdades em ESG será lançado ainda em setembro deste ano.
"O conceito de ESG tem usos diferentes, podendo ser aplicado internamente, na gestão da empresa, ou externamente, para analisá-la, não só em termos de resultados, mas principalmente em termos de ações, disse ela, que também elencou temas que estão dominando a investigação da sociedade, como o uso da inteligência artificial, a reinvenção de modelos de negócios, as mudanças climáticas e o colapso ecológico", explicou.
"Quem não levar estes temas a sério certamente sairá prejudicado e não basta ter este discurso da boca pra fora, mas ele tem que operar de dentro pra fora prevendo os riscos e oportunidades de suas ações", concluiu.
Em suas redes sociais, Giuliana Morrone desabafou sobre sua demissão da emissora após 34 anos. "Estou aqui celebrando e agradecendo por tudo o que vivi. Ah, me deixa, sou dessas! Não me venha com 'a vida é feita de ciclos'. A minha nunca foi, mas de saltos, mergulhos, curvas e retas. Meu amor pelo jornalismo começou aos 14 anos. Consegui um furo, uma entrevista com a poetisa Cora Coralina. Foi para o jornalzinho da escola", escreveu em seu Instagram.
"A vida, para mim, é feita de paixão. Sempre tive paixão pelo jornalismo e por onde eu exerci até agora a minha profissão. Minha outra paixão e força é pela verdade. Sempre. Nos últimos anos, voltei para a universidade e passei a estudar sustentabilidade empresarial. E esbarrei, novamente, na minha obsessão, a busca pela verdade. Novo ciclo? Já disse que comigo não é assim. Mas pode esperar novos desafios, aprendizados, novas experiências, sempre buscando respostas, sempre buscando a verdade e com paixão", acrescentou.
A apresentadora é formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e foi responsável por cobrir o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello pela Globo. Giuliana Morrone ainda some passagens pelo SBT, Band e Globo, onde também atuou como correspondente nos Estados Unidos entre 2008 e 2018.
Ver essa foto no Instagram