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Influenciadores instigam brasileiros a perderem R$ 24 bilhões em apostas online por ano

Carlinhos Maia, Deolane Bezerra e Davi Brito são alguns dos influenciadores digitais. Eles instigam brasileiros a perderem R$ 24 bilhões em apostas online

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 20/08/2024, às 16h34 - Atualizado às 16h35

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Os influenciadores digitais são responsáveis por divulgares as casas de apostas - Reprodução
Os influenciadores digitais são responsáveis por divulgares as casas de apostas - Reprodução

Nos últimos anos, diversos influenciadores digitais ganharam um valor altíssimo para divulgar jogos e casas de apostas online. No Brasil, grandes nomes midiáticos tem se destacado por ser "garotos-propaganda" de empresas que retêm milhões de reais de seus seguidores. Carlinhos Maia, Deolane Bezerra e Davi Brito são apenas três nomes entre muitos criadores de conteúdo que se aproveitam da vulnerabilidade de seus fãs, mas isso tem um preço. Um estudo do banco Itaú projetou um gasto anual de R$ 23,9 bilhões com isso no país.

Os economistas Luiz Cherman e Pedro Duarte realizaram o estudo que reforça as problemáticas envolvendo os jogos de apostas. À CNN, eles explicaram que o projeto foi desenvolvido a partir de dois caminhos de cálculo. O primeiro segue os balanços de pagamentos do Banco Central, que sofreu mudança em sua metodologia em janeiro de 2023. O acompanhamento considera todo o dinheiro que sai do Brasil para o exterior, onde essas casas de apostas são registradas. Ou seja, a conta considera tudo o que é entendido como jogos e apostas em BETs e Jogo do Tigrinho.

A segunda referência foi o gasto com marketing pelas empresas. Por exemplo, Davi Brito foi contratado pela Esportes de Sorte e ganharia um cachê de R$ 300 mil pela divulgação da empresa ao longo de seis meses. Ele permaneceu poucos dias com o contrato ativo após ser acusado de fraude, mas logo fechou com a Arena Esportiva, empresa concorrente de seu antigo patrão. Em poucos dias trabalhando na divulgação da empresa, ele já comprou mais uma casa e um carro de luxo.

Para estimar o percentual, foram consideradas quatro referências internacionais, sendo elas: Flutter e 888, do Reino Unido, e DanDuels e DraftKings, dos Estados Unidos. Nessas plataformas, o investimento em marketing gira em torno de 19% e 75% do faturamento. Ainda que especialistas destaquem que o valor gasto por brasileiros com apostas represente 0,2% do Produto Interno Bruno (PIB), isso não afeta as projeções do banco sobre a economia brasileira.

Ou seja, os números sugerem que os brasileiros colocaram R$ 68,2 bilhões nessas plataformas e conseguiram sacar R$ 44,3 bilhões, com uma perda de R$ 23,9 bilhões. Portanto, a cada R$ 3 aplicados em sites de apostas, os brasileiros perdem R$ 1. No Brasil, os responsáveis pela divulgação dos jogos nas redes sociais são os influenciadores digitais. E muitos deles sequer se importam com a quantidade de dívidas provenientes de suas publicidades.