Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Jornalista que denunciou assédio na Record é internado após 2ª tentativa de suicídio

Elian Matte é internado após 2ª tentativa de suicídio em dois meses. Ele foi o jornalista que denunciou um caso de assédio sexual na Record

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 09/08/2024, às 14h50 - Atualizado às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jornalista foi internado após tentar tirar a própria vida - Reprodução/Instagram
O jornalista foi internado após tentar tirar a própria vida - Reprodução/Instagram

[ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM RELATOS SENSÍVEIS. SE VOCÊ SE ENCONTRA SUSCETÍVEL PSICOLOGICAMENTE, INTERROMPA A LEITURA E ENTRE EM CONTATO COM O TELEFONE 188]

Elian Matte vive um verdadeiro terror em sua carreira pessoal e profissional há mais de um ano. O ex-jornalista da Record foi demitido da emissora após expor que estava sendo assediado sexualmente por Márcio Santos, ex-diretor de Recursos Humanos da emissora de Edir Macedo. O ex-funcionário da equipe de Roberto Cabrini luta na Justiça por seus direitos há meses, mas tem enfrentado grandes problemas com sua saúde mental. Pela segunda vez em menos de dois meses, ele tentou tirar sua própria vida.

Nesta sexta-feira (9), sua equipe publicou um comunicado em seu perfil do Instagram confirmando que ele foi encontrado com cortes no corpo. Nesta manhã, Elian Matte tentou tirar a própria vida mais uma vez.

"Nesta madrugada o Jornalista Elian Matte por pouco não nos deixou. Com um corte próximo a jugular e uma quantidade exagerada de medicações, ele esteve a beira do suicídio. Neste momento ele encontra estável, sub supervisão médica e recebendo o tratamento necessário. Agradecemos muito a equipe 192 do SAMU SP que agiu rápido e conseguiu impedir que o pior acontecesse. Nesse momento agradecemos as manifestações de carinho, sabemos o quão Elian é querido por todos, mas pedimos respeito e privacidade á família. Obrigado!", escreveu.

Pouco antes, o jornalista havia feito uma publicação em seu perfil na rede social em tom de despedida: "Aos que se espelharam em mim na luta contra o assédio e todo o caos que transforma a vida, desculpem não ter conseguido superar a dor da doença. Orem por mim, seja aonde eu estiver. Um beijo carinhoso".

Infelizmente, essa não é a primeira vez que Elian Matte tenta cometer suicídio. No dia 26 de junho, ele foi internado após tentar tirar a própria vida. Vale lembrar que isso aconteceu um mês após ele expor um caso de assédio dentro da emissora, que inclusive provocou sua demissão.

"O jornalista Elian Matte foi internado após tentativa de suicídio depois de um agravamento do quadro de Síndrome de Burnout, que o acomete desde o início de 2023. O profissional não teve nenhum apoio da RecordTV desde o início do tratamento e foi demitido estando enfermo (...) Anunciamos que a Record está sendo processada por danos morais, assédio moral e sexual e fraude em documentos. A primeira audiência está marcada para o dia 28 de agosto. A família optou por não comentar detalhes do incidente", apontou sua equipe na época.

Processos judiciais

Em novembro de 2023, o jornalista da equipe de Roberto Cabrini denunciou o diretor de Recursos Humanos da Record pelas investidas e conversas particulares de teor sexual. Elian Matte registrou um boletim de ocorrência e se reuniu com a alta cúpula da emissora, mas não recebeu nenhum apoio. A coluna teve acesso aos documentos, que reforçam as mensagens e investidas de Márcio Santos, como: "Olha!!! Que delícia acordar tendo uma visão deliciosa, eu quero" e "Pergunta se está sensual? SIMMM, SEX!".

No mesmo mês, o ex-diretor de Recursos Humanos foi afastado do cargo, mas continuou com o vínculo empregatício durante mais um ano. Com o andamento das investigações policiais, a emissora optou pelo desligamento em abril deste ano. Treze dias depois, Elian Matte também foi demitido da emissora de Edir Macedo. Já em maio, Elian Matte apontou o comportamento da emissora ao demiti-lo nessas circunstâncias. Com isso,  31ª Vara do Trabalho de São Paulo definiu que a Record deveria recontratar Elian Matte, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, mas a empresa logo foi poupada de reaver a situação de seu ex-funcionário.

Em julho deste ano, o ex-funcionário da equipe de Roberto Cabrini finalmente teve uma vitória.  O Ministério Público instaurou um inquérito contra o ex-diretor de Recursos Humanos da Record que assediou sexualmente o jornalista. A coluna teve acesso aos novos protocolos, que seguem apurando o crime, "considerando que os fatos ora apurados se amoldam a figura típica do crime de assédio sexual".